Diario de Pernambuco
Busca

Urbanismo

Recife contrata estudos para solucionar avanço do mar

Processo de licitação foi aberto para encontrar formas enfrenter problema em Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem

Publicado em: 13/03/2024 11:34 | Atualizado em: 13/03/2024 13:24

 (Foto: CARLOS OLIVEIRA/Prefeitura do Recife
)
Foto: CARLOS OLIVEIRA/Prefeitura do Recife

 

O Recife vai contrar estudos para encontrar soluções para conter o avanço do mar. 
 
Este mês, a prefeitura lançou uma licitação para a contratação de estudos e projetos para implementação de soluções para os problemas detectados em Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem, na Zona Sul.
 
A licitação prevê o valor máximo de R$ 4.190.996,23 para a contratação. 
 
A área contemplada pelos levantamentos compreenderão toda a faixa de areia dessas praias citadas, das proximidades com a Rua Dr. Arlindo dos Santos Maciel até o final da Brasília Teimosa, totalizando aproximadamente 9,3 quilômetros  de extensão. 
 
Essa ação integra o projeto Orla Parque, que vai modernizar um dos principais cartões postais da cidade.
 
Avanço do mar é um problema no Recife  (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)
Avanço do mar é um problema no Recife (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)
   
  
Como vai ser
Os projetos e estudos deverão ocorrer nos trechos da orla marítima onde há redução da faixa de areia e que vem comprometem a infraestrutura urbana, devido ao avanço do mar e à erosão costeira. Após a conclusão dos levantamentos, os resultados apontarão as soluções necessárias para conter o avanço do mar e promover a recuperação dessas áreas públicas.
 
Ao longo dos anos, as mudanças naturais vêm demandando do poder público municipal a realização de intervenções estratégicas para minimizar os efeitos causados pelo fenômenos, com o objetivo de preservar um dos ambientes públicos mais democráticos da cidade, que são as praias do Recife. 

"Diante das circunstâncias impostas ao longo do tempo pelo avanço dos processos erosivos e do avanço do mar, não restam dúvidas quanto a necessidade de tomada de ações para novas intervenções, desta vez de modo que se possa além da estabilização do avanço erosivo, devolver também o reequilíbrio sedimentar do ambiente costeiro. Este, por sua vez, será proposto após estudos, ensaios e projeto executivo para posterior contratação de obras de engenharia, que irão possibilitar a requalificação da faixa de areia de praia, devolvendo assim a largura segura de sua utilização, a qual se encontrava antes dos processos de erosão se desencadearem", afirmou Gabriela Buarque, diretora de Manutenção da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

Projeto

O Projeto Orla Parque tem como objetivo requalificar toda a orla da capital pernambucana, integrando Boa Viagem e Pina à Brasília
Teimosa, transformando-a num grande parque linear.
 
O projeto prevê a criação de centralidades, melhorias na segurança e iluminação, construção de novos banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

A Prefeitura do Recife informa que o projeto já entregou 60 quiosques ao longo da Avenida Boa Viagem, 11 banheiros requalificados e está executando as obras de mais oito.
 
Além disso, atualmente estão sendo feitas as requalificações dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa e da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. Na última semana, também foi iniciada a construção da primeira centralidade: Porto Terra Nova. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL