Diario de Pernambuco
Busca

Aniversário

De boi voador até Esquadrilha da Fumaça: Recife apresenta programação dos 487 anos

Aniversário da cidade será celebrado no dia 12 de março, mas eventos começam no dia 9 e seguem até o dia 17

Publicado em: 05/03/2024 11:48 | Atualizado em: 05/03/2024 16:01

Antônio Coelho detalhou programação do aniversário do Recife  (Foto: Aimé Kyrillos/DP)
Antônio Coelho detalhou programação do aniversário do Recife (Foto: Aimé Kyrillos/DP)
De boi voador a Esquadrilha da Fumaça. Essas são algumas das principais atrações do aniversário de 487 anos do Recife, celebrado no dia 12 de março. 
 
Os eventos começam no sábado (09) a partir das 08h com a visitação pública do Navio Aeródromo da Marinha e seguem até o domingo (17). 
 
A programação da festa foi detalhada, nesta terça (5), durante entrevista coletiva concedida pelo secretário de Turismo do Recife, Antônio Coelho, no edifício-sede da prefeitura, no Cais do Apolo. 
 
Segundo ele, o mês de março é especial e terá programação que tem a importância da "rica história do Recife".
 
"Teremos o show do boi voador no Marco Zero. É uma  tradição que vem desde a época de Maurício de Nassau (conde que governou Pernambuco no período holandês, no século 17)", afirmou. 
 
Outra atração, segundo Coelho, será um festival de jazz, no Parque Santana, na Zona Norte. A expectativa é reunir cerca de 20 mil pessoas. 
 
"Teremos diversos nomes de peso nacionais, de bandas locais, para que a gente possa ter um evento bonito, organizado, ordeiro, dentro dos principais parques urbanos da nossa cidade", acrescentou. 

Antonio Coelho anunciou, ainda, uma nova edição do "Música na Igreja".
 
Haverá um concerto musical na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Centro. 
 
Forças Armadas
 
Ainda dentro das programações, haverá no sábado (9) a visita ao navio aeródromo da Marinha.
 
As atrações seguem durante todo final de semana.

De acordo com o Capitão de Mar e Guerra da Marinha Brasileira, Carlos Frederico Tojal, a visita pública está prevista ao Navio Aeródromo Multipropósito da Marinha.

“A gente vai mandar dois meios para atracar aqui no porto do Recife. O nosso capitânia, o navio aeródromo multipropósito Atlântico, e a fragata defensora estarão abertas à visitação ao público. É a primeira atividade que a marinha vai fazer. A visita está programada para começar às 8h, com encerramento às 15h. Os navios ficarão abertos até o último visitante que chegar às 15 horas”, explica o Capitão Tojal.

O Exército Brasileiro também participará das atividades que estão sendo programadas para comemorar o aniversário de 487 anos da cidade de Recife, no dia 12 de março. 

Por intermédio do comando militar do Norte, estão sendo organizados dois eventos.

O primeiro evento será um salto de paraquedas que vai ocorrer no dia 10 de março. 
 
O Coronel Antoine Cruz, integrante do Comando Militar do Nordeste, que é o Oficial de Ligação junto à Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, deu detalhes de como será o evento.

“É uma satisfação para o Exército Brasileiro, por intermédio do Comando Militar do Nordeste, fazer parte dessas festividades, ombro a ombro, com os nossos companheiros da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira. Em relação ao evento dia 10, será uma demonstração de salto livre realizada pela equipe de salto livre do Exército, a Brigada de Infantaria Paraquedista se deslocará para Recife para realizar essa atividade. Essa atividade será um salto na Praia de Boa Viagem, nós temos dois locais ainda para serem definidos. Os paraquedistas chegarão na areia da praia, para o público presente, às 10h, esses paraquedistas, realizarão uma série de performances no ar, uma série de manobras, inclusive, saltando com bandeiras. Bandeira do Brasil, Bandeira do Exército Brasileiro, Bandeira da Brigada de Infantaria Paraquedista e com as bandeiras do estado de Pernambuco e da cidade do Recife”, detalhou o Coronel Antoine Cruz. 

O Coronel Cláudio Adilson, Chefe do Estado Maior da 7ª Divisão de Exército também falou saobre a segunda participação do exército nas comemorações do aniversário do Recife.

“No dia 16 de março, acontece o segundo evento organizado pelo Exército Brasileiro no Parque Urbano da Macaxeira, é um evento programado para um período das 10h às 20h. Nessa atividade nós estamos planejando uma exposição de material de emprego militar com viaturas militares e motocicletas, teremos uma apresentação da banda de música, do comando militar do nordeste. Teremos uma demonstração dos cães de guerra do 4º Batalhão e Polícia do Exército e teremos também atividades recreativas para o público infantil, ou seja, será um dia de bastante atividades, todas elas, tanto do primeiro evento quanto do segundo evento, serão atividades totalmente gratuitas para acesso ao público”, finalizou o Cel Cláudio Adilson.

Para finalizar as festividades de comemoração deste final de semana, a esquadrilha da fumaça se apresentará no Marco Zero do Recife, às 16h.

O Coronel Eduardo Maia Arantes, Chefe da Assessoria de Apoio Jurídico do Segundo Comando Aéreo Regional, também falou sobre a ação e explicou como acontecerá a apresentação.

“A Força Aérea teve a grata satisfação de receber o convite para participar das comemorações de aniversário do município do Recife. E a Esquadrilha da Fumaça, como é popularmente conhecido o esquadrão de demonstração aérea, estará se deslocando de Pirassununga, no interior de São Paulo, para chegar aqui ao Recife no domingo pela manhã, para realizar, às 16h, a apresentação no Marco Zero. A apresentação da Esquadrilha da Fumaça existe para divulgar o trabalho da Força Aérea, atrair o profissional que tem interesse em ingressar nas Forças Armadas também para a aviação, além de promover também a integração com o público civil e militar. Ela inicia às 16h em ponto. A esquadrilha estará com sete aviões. A partir da primeira manobra, o esquadrão se divide em três grupos basicamente, e executam ao longo de 35 a 40 minutos aproximadamente, manobras demonstrando também a capacidade do piloto brasileiro e dos nossos profissionais de manutenção da força aérea, além também da qualidade do produto nacional, porque a aeronave voada na esquadrilha, é produzido pela Embraer aqui no Brasil. São 35 minutos intensos, onde estará presente também um locutor no solo, fazendo toda narração da performance, de onde está vindo o avião, que manobra ele está fazendo, para que ninguém perca nem um minuto. E é sem parar que acontece essa demonstração, essas evoluções acrobáticas na frente do Marco Zero”, explicou o Cel Arantes.

As comemorações do 487º aniversário do Recife estão repletas de atividades, apresentações e eventos espalhados por toda cidade. Para este sábado (9) e domingo (10), a programação será a seguinte:

09.03 - Visitação pública  ao navio NAM Atlântico, das 8h às 15h

10.03 

10h - Salto Livre com Paraquedas na Praia de Boa Viagem;

11h - Apresentação da Banda Marcial da Marinha;

16h - Apresentação da Esquadrilha da Fumaça;

17h - Apresentação da Banda FuziShow, da Marinha.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL