Diario de Pernambuco
Busca

Seleção

Recife abre inscrições para eleição do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude

Inscrições podem ser feitas até 1º de abril. Edital com detalhes do processo eleitoral foi publicado no Diário Oficial

Publicado em: 18/03/2024 09:42

Conselho da Juventude terá eleições  (Foto: Prefeitura do Recife )
Conselho da Juventude terá eleições (Foto: Prefeitura do Recife )
A Prefeitura do Recife anunciou a abertura das inscrições para quem quiser se candidatar a uma cadeira do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ/Recife).
 
O cadastramento deve ser realizado até o dia 1º de abril. 
Jovens recifenses de 15 a 29 anos e iniciativas da sociedade civil organizada que atuam com a temática da juventude em cada Região Político-Administrativa do Recife estão convocados a participar do processo eleitoral. 
 
O edital com todas as informações necessárias para a eleição do CMPPJ/Recife, correspondente ao biênio 2024-2026, foi publicado no Diário Oficial do Município do último dia 12. 
 
O CMPPJ/Recife é composto por 25 membros titulares e igual número de suplentes, sendo oito representantes do governo municipal e 17 representantes da sociedade civil.
 
A eleição é  realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD).
 
Como fazer 
 
O formulário de inscrição e os documentos exigidos podem ser enviados até o dia 1 de abril para o e-mail conselhodejuventudedorecife@gmail.com. 
 
Para entrega presencial, é  necessário agendamento prévio pelo telefone (81) 3355-8008 ou (81) 99284-6656 na Secretaria Executiva de Juventude, que fica no 8º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife. 
 
O agendamento para a entrega deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Poderão se inscrever para participar da eleição do CMPPJ/Recife os jovens recifenses e as iniciativas da sociedade civil organizada com atuação no Recife. De acordo com as vagas por segmentos, o conselho contará com quatro conselheiros representantes de movimentos, ONGs, coletivos, entidades, associações, grupos, organizações, dois conselheiros representantes dos fóruns e redes da Juventude; três conselheiros representantes das entidades de apoio às políticas públicas de juventude; seis conselheiros representantes das Regiões Político-administrativas; um representante de entidades da pessoa com deficiência de apoio às políticas públicas de juventude de atuação no Recife; e, por fim, um membro do Poder Legislativo Municipal.

Entre as principais competências do CMPPJ estão propor e deliberar estratégias de acompanhamento e avaliação da política municipal de juventude, apoiar a SDSDHJPD na articulação com outros órgãos da Administração Pública Municipal, Governos Estaduais e Federais, bem como promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da situação juvenil, com vistas a contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas. O objetivo do CMPPJ/Recife é, sobretudo, fortalecer a autonomia, organização e participação social da juventude, bem como formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude.

Para mais informações, os interessados precisam ficar atentos às publicações no perfil oficial da Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) no Instagram (www.instagram.com/sejuvrecife), no site da Prefeitura do Recife e no Diário Oficial do Município. O edital com todos os detalhes da inscrição e do processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ/Recife), com atuação durante o biênio 2024-2026, estão publicadas na edição do dia 12 de março.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL