Diario de Pernambuco
Busca

Justiça

Projetos para melhorar eficiência do Judiciário são debatidos pelo TJPE e OAB

Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ricardo Paes Barreto, fez palestra na sede da Ordem dos Advogados, no Recife

Publicado em: 01/03/2024 15:05

Prsisdente do TJPE foi até a sde da OAB  (Foto: Divulgação )
Prsisdente do TJPE foi até a sde da OAB (Foto: Divulgação )
A implementação de pagamento de alvarás por meio de  PIX e a criação de um aplicativo com o uso de tecnologia de inteligência artificial. 
 
Esses dois assuntos foram debatidos após uma palestra na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), no Recife.
 
O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, falou para advogados e advogadas, na manhã desta sexta (1º). 
 
O evento também marcou a primeira visita do desembargador à sede da Ordem, após a posse no TJPE.
 
Ricardo Paes Barreto se encontrou com o presidente da OAB, Fernando Ribeiro Lins, e a vice-presidente, Ingrid Zanella. 
 
Também participou da vsita o corregedor-geral  de Justiça (GGJ), desembargador Francisco Bandeira de Mello.
 
Durante o encontro, o presidente do TJPE,  Ricardo Paes Barreto,  reforçou o compromisso da Justiça com a inovação tecnológica para garantir maior eficiência à prestação jurisdicional.
 
“Venho trabalhando intensamente no sentido de aprimorar a forma de prestar justiça. Minha meta é agilizar todos os procedimentos. Para alcançar maior eficiência, vamos investir fortemente em tecnologia”, disse Paes Barreto.
 
Pagamento via PIX

Durante o encontro, o presidente do TJPE fez explicações aos advogados que atuam na corte sobre um projeto da Justiça que prevê a permissão do pagamento de alvarás via transferência PIX. 

A iniciativa é classificada como de interesse da advocacia pernambucana.
 
Paes Barreto também anunciou que haverá investimentos em inteligência artificial nas unidades de primeiro e segundo graus, assim, agilizando o funcionamento do Poder Judiciário. Essa medida será feita após parceria com o Porto Digital. 

O presidente informou também que, nos próximos dias, 48 novos juízes começarão a trabalhar nas suas respectivas varas. 

Audiência de custódia e app TJPE+

O presidente do TJPE, durante a visita a OAB, informou que, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todas as audiências serão feitas  por videoconferência. 

Desta forma, mesmo que o juiz ou promotor não estejam presencialmente no local, a audiência poderá ser realizada.

Além disso, o presidente também falou sobre o aplicativo TJPE , que já está à disposição para download e que terá, até o final do ano, várias funcionalidades que atenderão aos jurisdicionados e à advocacia.

“Venho trabalhando intensamente no sentido de aprimorar a forma de prestar justiça. Minha meta é agilizar todos os procedimentos. Para alcançar maior eficiência, vamos investir fortemente em tecnologia”, disse o presidente. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL