Diario de Pernambuco
Busca

SEXATA-FEIRA SANTA

Procissão do Senhor Morto reúne católicos em Olinda na Sexta Santa

As ruas do Sítio Histórico de Olinda foram preenchidas por devoção nesta Sexta-Feira Santa

Publicado em: 29/03/2024 18:30 | Atualizado em: 29/03/2024 19:46

A Procissão do Senhor Morto é apenas uma das cerimônias da Igreja Católica na Sexta-Feira Santa (Crédito: Rafael Vieira)
A Procissão do Senhor Morto é apenas uma das cerimônias da Igreja Católica na Sexta-Feira Santa (Crédito: Rafael Vieira)

As ruas do Sítio Histórico de Olinda foram preenchidas por devoção nesta Sexta-Feira Santa. Dando continuidade aos ritos da Semana Santa, foi realizada a Procissão do Senhor Morto. Por volta das 17h, fiéis saíram da Catedral da Sé rumo à Igreja de São Francisco, em um cortejo silencioso em memória da crucificação de Jesus. Foi a primeira participação de Dom Paulo Jackson na cerimônia como arcebispo de Olinda e Recife, posto que assumiu em agosto de 2023.

 

No meio de centenas de devotos, quatro andores chamavam a atenção. O primeiro, que abria o cortejo, trazia a imagem do corpo de Jesus falecido, seguido pelas representações de Maria, mãe de Jesus, o apóstolo João e Maria Madalena. Ao longo do trajeto, foram organizadas estações para relembrar as quedas de Cristo durante o caminho até o Calvário. Nas pausas eram feitas leituras e reflexões bíblicas.

 

O jovem casal Marcos e Maria Clara, ambos de 20 anos, compareceu à Catedral da Sé para agradecer a Jesus pelo sacrifício, além de celebrar sua união. "O Senhor é o sentido de tudo em nossas vidas. Também é o sentido do nosso relacionamento. Na cruz, a gente encontra sentido para tudo aquilo que a gente vive no mundo", comentou Maria.

 

A Procissão do Senhor Morto é apenas uma das cerimônias da Igreja Católica na Sexta-Feira Santa. Antes, às 15h, Dom Paulo Jackson presidiu o rito de Adoração à Cruz, no qual os fiéis beijam e adoram o Cristo Cruficado. O momento, bastante solene, não é chamado de missa porque não há consagração do pão e do vinho – portanto, não se celebra a Eucaristia. Mas o povo comunga as hóstias que foram consagradas no dia anterior.

 

Amanhã, no Sábado Santo (30), dom Paulo Jackson celebra a Vigília Pascal às 18h, também na Catedral da Sé. No pátio externo da catedral, uma fogueira é montada.O fogo é abençoado e acende-se o Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL