Diario de Pernambuco
Busca

Programação

Dia da Mulher: Prefeitura do Recife foca no combate à violência e empoderamento feminino

A Secretaria da Mulher realiza durante todo o mês de março uma série de ações voltadas para a promoção da autonomia financeira e prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado em: 07/03/2024 20:15 | Atualizado em: 07/03/2024 21:14

Durante todo o mês, a Secretaria vai realizar também feiras com as mulheres da Rede de Artesãs, palestras sobre Igualdade de Gênero, Saúde da Mulher, prevenção e enfrentamento da violência, oficinas e cursos de formação (Foto: Divulgação)
Durante todo o mês, a Secretaria vai realizar também feiras com as mulheres da Rede de Artesãs, palestras sobre Igualdade de Gênero, Saúde da Mulher, prevenção e enfrentamento da violência, oficinas e cursos de formação (Foto: Divulgação)

Em alusão ao Dia da Mulher, a Prefeitura do Recife realiza durante todo o mês de março ações voltadas para autonomia financeira e prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Neste ano, o município recebe  o evento "Mulheres: Raízes Fortes, Presente de Luta, futuro de igualdade", que tem início nesta sexta-feira (8).

A programação inicia com ação de conscientização para prevenção da violência contra a mulher, no Parque da Jaqueira, a partir das 6h30. O público será informado através de materiais instrutivos sobre como identificar, denunciar e agir em casos de violência doméstica, familiar e sexista. O serviço será feito por técnicas especializadas da Secretaria da Mulher.

As mulheres também poderão participar do curso "Acelera MEI Mulher”, que vai contribuir com as empreendedoras do município através de qualificação profissional. O curso ainda auxilia as participantes a posicionarem seus negócios de forma estratégica na economia on-line

Ao todo são 50 vagas para as empreendedoras do Tá Com Elas e as inscrições podem ser realizadas clicando aqui. 

Além disso, mil mulheres da Rede de Artesãs do Recife e do programa Tá Com Elas vão ser contempladas com o Crédito Popular do Recife (CredPop), uma forma de estimular a geração de emprego, promoção da inclusão produtiva, desenvolvimento sustentável e geração de renda no Recife.

Na Casa Zero, na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, será promovida uma palestra sobre empreendedorismo e empoderamento femnino. As interessadas podem garantir a participação
através deste link
 
 
Já para as servidoras da Prefeitura do Recife, haverá uma sessão de autocuidado. A partir das 7h30, no hall dos elevadores do edifício-sede da PCR, será feita uma apresentação do Coral da URB, além da oferta das Práticas Integrativas de auto massagem e alongamento.

A prefeitura ainda fará uma vistoria nas obras do Centro Bárbara de Alencar de Promoção de Direitos da Mulher, localizado na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife. O local terá como principal objetivo a promoção da cidadania e de desenvolvimento de potencialidades para o empoderamento econômico, político e social das cidadãs recifenses. 

Na próxima segunda-feira (11), a Casa Empodera Mulher, em Santo Amaro, ganhará dois painéis de arte urbana na fachada da casa, criados pelas artistas Micaela Almeida e Miss, através do Programa Colorindo o Recife. 

Além disso, como forma de marcar os dois anos do Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector, em Areias, artistas mulheres também desenvolverão uma oficina de grafitagem com as usuárias do espaço, para dar ainda mais vida às paredes do local.

Durante todo o mês, a Secretaria vai realizar também feiras com as mulheres da Rede de Artesãs, palestras sobre Igualdade de Gênero, Saúde da Mulher, prevenção e enfrentamento da violência, oficinas e cursos de formação, entre outros. 

As atividades serão feitas em unidades de saúde, escolas municipais e estaduais, órgãos públicos e empresas privadas que solicitaram previamente as intervenções.

Serviço

Centro de Referência Clarice Lispector

O Centro de Referência Clarice Lispector acolhe e orienta mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexista. Formado por uma equipe multidisciplinar de psicólogas, assistentes sociais, advogadas e educadoras sociais, os casos são acompanhados e referenciados para rede municipal de proteção à mulher. O Centro ainda dispõe de um espaço lúdico com atividades direcionadas aos filhos e filhas das mulheres atendidas. Todo o atendimento é gratuito.

Endereço: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro. 

Atendimento: 24h

Serviço Especializado e Regionalizado - SER Clarice Lispector

Endereço: Avenida Recife, nº700, Areias.

Atendimento: 7h às 19h, de segunda a domingo

Salas da Mulher

Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Ariano Suassuna (Cordeiro), Miguel Arraes (Praça Caxangá), Dom Hélder Câmara (Coque) e o recém-inaugurado Paulo Freire (Ibura). A equipe faz o primeiro acolhimento e atendimento da mulher em situação de violência doméstica e/ou sexista e faz os encaminhamentos necessários.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL