Segurança pública
PM dobra número de bicicletas para reforçar ações contra roubos e furtos na orla do Recife
Desde esta sexta (1°), 12 policiais realizam rondas em em Boa Viagem e no Pina, com apoio da iniciativa privada
Por: Wilson Maranhão
Publicado em: 01/03/2024 10:48 | Atualizado em: 01/03/2024 11:36
![]() |
PMs de bicicleta reforçam segurança na orla (Foto: Rafael Vieira/DP) |
Um dos principais cartões-postais e pontos turísticos do Recife, as orlas de Boa Viagem e do Pina, na Zona Sul, ganharam reforço no policiamento.
Desde esta sexta (1º), a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) dobrou o número de bicicletas responsáveis pelas patrulhas nos oito quilômetros do calçadão das duas praias.
O projeto conta com a parceria da iniciativa privada, que comprou as bicicletas e concedeu para a implantação desse reforço.
Segundo a PM, o alvo principal é combater os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs), que são os roubos e furtos, dando mais sensação de segurança para moradores, banhistas e turistas.
Segundo o major Fernando Santos, comandante do 19 batalhão da PM, que é responsável pelo policiamento na região, 12 bicicletas fazem parte da Parceria-Público-Privada (PPP), com o Grupo JCPM, para realizar as rondas ostensivas que, ainda, contam com o patrulhamento de duas motocicletas e duas viaturas do batalhão.
São seis bicicletas a mais do que as usadas, desde janeiro deste ano, em um projeto experimental na área feito pela PM.
"Dividimos a orla em quatro quadrantes. Cada trio de bicicletas fará o policiamento em cada um deles, nos três turnos", afirmou o major Fernando Santos.
As bicicletas atuam em parceria com outras modalidades de policiamento. A orla conta, atualmente, com a atuação de 25 PMs, que atuam em três turnos diários.
Justificativa
Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o major afirmou que a ampliação do policiamento na orla foi decidida por causa do "clamor popular".
"Será uma uma evolução na segurança em Boa Viagem e no Pina. Daremos mais segurança para moradores e turistas", declarou.
Questionado sobre o que levou a PM a implantar o novo sistema em março, em vez de fazer o reforço no início do verão, Fernando Santos disse que foi necessário terminar as tratativas com a iniciativa privada para fechar o convênio.
"A gente fez o projeto experimental em janeiro e fechou a compra das bicicletas, agora, para março. As tratativas tinham começado antes", comentou Santos.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS