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Pernambuco recuperou energia desviada em 2023 suficiente para suprir Olinda por seis meses, diz Neoenergia

Distribuidora registrou recuperação recorde de cerca de 195 milhões de kWh. Número é 28% superior ao mesmo período de 2022

Publicado em: 11/03/2024 11:07

Durante todo o ano de 2023, foram realizadas mais de 135 mil inspeções, que resultaram na recuperação de mais de 195 milhões de kWh, na área de concessão da Neoenergia Pernambuco (Foto: Divulgação)
Durante todo o ano de 2023, foram realizadas mais de 135 mil inspeções, que resultaram na recuperação de mais de 195 milhões de kWh, na área de concessão da Neoenergia Pernambuco (Foto: Divulgação)
Ações de prevenção e combate a desvios de energia realizadas pela Neoenergia Pernambuco levaram à recuperação recorde de cerca de 195 milhões de quilowatts-hora (kWh), entre janeiro e dezembro de 2023. 

O número é 28% superior ao mesmo período de 2022. O montante de energia é suficiente para abastecer a cidade de Olinda por seis meses.

Para alcançar esses resultados, foram realizadas ações como inspeções e regularização de clientes, com o uso de soluções inovadoras, como analytics e sensores inteligentes.
 
"A tecnologia nos permite agir de forma estratégica e assertiva, combatendo desvios com mais eficiência, seja com foco em consumidores residenciais ou empresariais. Além de permitirem a recuperação de energia, essas ações permitem que as pessoas tenham acesso aos serviços com ainda mais qualidade e segurança", afirma o gerente de recuperação de energia da Neoenergia Pernambuco, Hugo Cézar.
 
Durante todo o ano de 2023, foram realizadas mais de 135 mil inspeções, que resultaram na recuperação de mais de 195 milhões de kWh, na área de concessão da Neoenergia Pernambuco. 

Além das inspeções, a empresa substituiu 63 mil medidores obsoletos e/ou com possíveis defeitos, uma das estratégias para prevenir erros na medição do consumo de energia elétrica.
 
Uma das iniciativas de modernização que contribuem no combate aos desvios é a blindagem de redes, em que as concessionárias do grupo promovem a implantação de novos padrões de rede e a substituição de equipamentos, como cabos e medidores. 
 
Dentro deste contexto de modernização, uma das principais mudanças é a troca dos medidores, que deixam de ser instalados na fachada ou dentro dos imóveis e passam a integrar um Sistema de Medição Centralizado (SMC), ficando conectados aos postes das distribuidoras, permitindo a telemedição. 

Com isso, os equipamentos podem ser acompanhados remotamente para executar serviços e identificar interferências na medição.
 
Outra ação realizada pela Neoenergia Pernambuco é a regularização de clientes clandestinos, ou seja, a instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento e, portanto, estão irregulares. 

A solicitação pode ser feita às concessionárias e a ligação é realizada de forma gratuita. Em 2023, a Neoenergia Pernambuco regularizou mais de 58 mil clientes.
 
A Neoenergia Pernambuco reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. 

Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.
 
Parceria

A Neoenergia Pernambuco conseguiu recuperar ainda 4,4 milhões de quilowatts-hora (kWh) em 28 ações com apoio policial. 

A tecnologia também é uma aliada na hora de definir as localidades onde serão realizadas essas operações. 

A companhia possui sensores inteligentes instalados em locais estratégicos, considerando estudos de alta complexidade, que permitem acompanhar o balanço energético da rede. 

Os equipamentos possibilitam a identificação de perdas, para subsidiar o trabalho.
 
Denúncia

Os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores.

Por isso, a Neoenergia Pernambuco reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento ou direto nos sites das distribuidoras, na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade.

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