Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZANTES

Pernambuco recebe vacina contra influenza e antecipa vacinação nos municípios

Estado recebeu 948 mil doses, relativas à Campanha Nacional contra Gripe

Publicado em: 07/03/2024 11:51

A população estimada referente aos grupos prioritários da campanha, em Pernambuco, é de 3.489.916 pessoas (Foto: Divulgação/SES-PE)
A população estimada referente aos grupos prioritários da campanha, em Pernambuco, é de 3.489.916 pessoas (Foto: Divulgação/SES-PE)
A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que recebeu a primeira remessa de vacina contra Influenza, com um total de 948 mil doses para antecipação da Campanha Nacional contra Influenza.

Os imunizantes já estão sendo distribuídos de forma proporcional para os 184 municípios e Fernando de Noronha, nesta quinta-feira (07/03). 

Desde já, o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) autoriza os municípios a iniciarem suas estratégias de forma antecipada, a partir do recebimento dos imunobiológicos.

"A Secretaria, cumprindo o que foi divulgado no plano de contingência da sazonalidade da gripe, conseguiu junto ao Ministério da Saúde a antecipação da vacina da gripe, que já está sendo distribuída. Os municípios estão autorizados a iniciar a vacinação nos grupos prioritários. É importante que a população pertencente aos grupos prioritários busquem a unidade de saúde, ou posto de vacinação, mais próximo de sua residência", reforça a secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti.

A SES-PE tem reforçado junto aos municípios, ainda, a importância da busca ativa da população elegível para imunização, seja ofertando a vacina em locais de grande circulação de pessoas, postos volantes, centros de vacinação, como também a ação porta a porta, que inclui o acesso da população com dificuldades de locomoção.

De acordo com o Governo Federal, a população estimada referente aos grupos prioritários da campanha, em Pernambuco, é de 3.489.916 pessoas. 

Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, a antecipação também se dá em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios por todo País.

A influenza é uma infecção viral, com transmissibilidade acentuada. Apresenta-se de forma leve ou com sinais de maior gravidade, podendo inclusive levar ao óbito. 

A vacina contra o vírus, que chegou ao Estado, é considerada um imunizante trivalente, pois protege contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B. 

"A antecipação da campanha é uma importante ferramenta para prevenção de doenças imunopreveníveis, como a influenza, em períodos de sazonalidade no nosso estado", explicou a  superintendente de Imunizações da SES-PE, Jeane Torres.

Números por grupos prioritários - Pernambuco

Idosos 60 anos a mais - 1.332.159
Trabalhadores de Saúde - 301.597
Crianças 6m a < de 6 anos - 608.524
Gestantes e  Puérperas- 102.657
Comorbidades - 359.168
Pessoas com deficiência permanente- 466.372
Caminhoneiros - 32.187
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros- 14.481
Trabalhadores portuários- 4.589
Forças de segurança e salvamento - 25.222
Forças armadas - 12.562
Povos indígenas- 86.087
Pessoas em situação de rua - 2.862
Funcionários do sistema de privação de liberdade - 4.436
População privada de liberdade 18+ e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas - 34.467

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL