Diario de Pernambuco
Busca

EMPREGO

Pernambuco ganha três novos espaços de empregabilidade; confira

Equipamentos são os primeiros do Brasil a contar com a reestruturação do Sistema Nacional de Emprego (SINE)

Publicado em: 18/03/2024 19:23 | Atualizado em: 18/03/2024 19:23

O espaço continua funcionando na Rua da Aurora, nº 425, na Boa Vista (Foto: Janaína Pepeu/Secom)
O espaço continua funcionando na Rua da Aurora, nº 425, na Boa Vista (Foto: Janaína Pepeu/Secom)

Pernambuco recebeu três novos espaços de empregabilidade nesta segunda-feira (18), são eles a Casa do Trabalhador, a Casa da Trabalhadora e o Centro de Qualificação da Mulher, localizados no Bairro Boa Vista, no Recife. Os espaços foram construídos com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os dois primeiros espaços fazem parte das primeiras unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) a entrarem em operação no país, ampliando e modernizando a tradicional Agência do Trabalho.

Centro de Qualificações da Mulher

Já o Centro de Qualificação da Mulher visa incentivar a independência financeira deste público e ofertar  qualificação e orientação profissional. 

De acordo com o Governo, o espaço realizará cursos de capacitação em temáticas alinhadas à necessidade do mercado de trabalho e seguindo as necessidades da economia local.

As capacitações terão início nesta quarta-feira (20) e o cronograma pode ser consultado neste site.

Casa da Trabalhadora

A Casa da Trabalhadora é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, executada com a aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego. 

O espaço é voltado para o público feminino, contando com orientação empreendedora e apoio psicológico. O Governo destaca que o ambiente é diferenciado pois conta com um fraldário, área para amamentação e brinquedoteca para atender às mães que buscarem atendimento.

"Estamos garantindo locais mais acolhedores àquelas que buscam emprego. A Casa da Trabalhadora é inédita no país. Sabemos das peculiaridades e dificuldades que as mulheres têm para acessar o trabalho, então entregamos esse espaço às pernambucanas", ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Casa do Trabalhador
 (Foto: Janaína Pepeu/Secom)
Foto: Janaína Pepeu/Secom

A Casa do Trabalhador é resultado da requalificação da tradicional Agência do Trabalho, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). 

A previsão é de que todas as 24 unidades do Sistema Nacional de Emprego em Pernambuco passem por essa mudança até o fim de 2026.

O espaço continua funcionando na Rua da Aurora, 425, na Boa Vista.

Para o secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, os equipamentos representam mais humanização no atendimento. "A Casa do Trabalhador surgiu para ampliar a carta de serviços do SINE. E quando incluímos empreendedorismo, laboratório de informática e ações específicas, como local próprio para o aleitamento materno, estamos humanizando nossa rede e gerando fomento à geração de emprego e renda", disse.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL