Diario de Pernambuco
Busca

ACIDENTE

Ônibus atropela participantes de procissão em Marcos Freire e deixa vários mortos e feridos

Prefeitura de Jaboatão trabalha com estimativa de 20 feridos; motorista do ônibus fugiu, mas já foi identificado

Publicado em: 31/03/2024 18:13 | Atualizado em: 01/04/2024 06:16

Ônibus atropelou participantes de uma procissão neste domingo (31), em Marcos Freire (Foto: Cortesia)
Ônibus atropelou participantes de uma procissão neste domingo (31), em Marcos Freire (Foto: Cortesia)
Um micro-ônibus atropelou participantes de uma procissão neste domingo (31), em Marcos Freire, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas caídas no chão.
 
Segundo a Prefeitura de Jaboatão, o número de vítimas ainda é inconclusivo devido ao socorro prestado por municípios vizinhos e carros particulares, mas trabalha com a estimativa é de 20 feridos, informada por representantes da Igreja Matriz do Perpétuo Socorro.

Um balanço do Samu informou que sete pessoas foram atendidas pelas ambulâncias. Um homem, 67, e duas mulheres, 53 e 50, foram encaminhadas para o Hospital da Restauração com vida. Dois homens, 75 e 51, vieram a óbito durante o atendimento nas unidades móveis. Outras duas pessoas morreram no local e não tiveram suas informações reveladas.

O número de óbitos informado até o momento foi confirmado pela governadora Raquel Lyra, através de pronunciamento na rede social X/Twitter. De acordo com informe da Prefeitura do município, no entanto, houve três óbitos no local. O Corpo de Bombeiros ainda não confirmou o número de pessoas atendidas por suas viaturas.
 
 
O número mais preciso, no entanto, é de conco mortos e 26 pessoas internadas.  


Como foi
 
Segundo informações iniciais de testemunhas, o veículo teria perdido o controle. Em nota, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife informou que foi acionado às 16h57 para a Avenida Barreto de Menezes. Dez ambulâncias do Samu dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Moreno, além de viaturas do Corpo de Bombeiros, foram empregadas na ocorrência, em andamento.

De acordo com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, o motorista do ônibus fugiu do local após a ocorrência, mas já foi identificado. O IML e o IC estão no local, assim como a Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e Assistência Social do município, para identificar os feridos e os familiares das vítimas.
 
 
A programação era da Matriz do Perpétuo Socorro, em celebração da Páscoa. A concentração para a Caminhada Cristo Vive começou às 16h, com trajeto até a paróquia, onde seria finalizada com show de louvor e a Bênção do Santíssimo Sacramento. 
 
Governo do Estado e dom Paulo Jackson lamentam acidente 
  
O Governo do Estado emitiu uma nota na noite deste domingo lamentando o ocorrido e informou que "desde que tomou conhecimento, deslocou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e das Polícias Militar, Civil e Científica, para o local".
 
"Acionado por volta das 17h, deste domingo (31/03), o CBMPE enviou oito viaturas ao local, sendo quatro ambulâncias, uma viatura de salvamento e três viaturas de comando operacional. As ambulâncias dos bombeiros, conduziram três vítimas do sexo feminino a unidades hospitalares distintas. Médicos do Samu constataram 4 óbitos, no local, além de outros feridos que foram socorridos para unidades hospitalares da Região Metropolitana", diz a nota.

"A ocorrência está sob a responsabilidade da Delegacia de Plantão de Prazeres. A identificação e localização do motorista é prioridade para a Polícia Civil de Pernambuco. O micro-ônibus integra o transporte complementar da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que concede a permissão. A Polícia Militar e o Instituto de Criminalística (IC) também estão no local do sinistro", finalizao texto.
  
Já dom Paulo Jackson postou um vídeo nas redes sociais para deixar uma mensagem para as vítimas e familiares dos envolvidos no acidnete.
 
"Para aqueles que crêem, a vida não é tirada, é transformada. Ficamos sabendo agora há pouco do acidente acontecido na paróquia de Marcos Freire durante a procissão da ressurreição. Um ônibus desgovernado, as autoridades ainda estão determinando as causas, desceu contra a procissão. Houve, infelizmente, vítimas fatais, pessoas estão feridas gravemente e outras de modo leve. A primeira coisa, queremos nos solidarizar com as vítimas, com os seus familiares, com o padre Paulo, pároco da paróquia, com as comunidades que estão muito abaladas pela perda de pessoas muito queridas e muito próximas. Nesse domingo da ressurreição, nós fomos convidados a ler este episódio à luz da fé, à luaz da Páscoa. Que Deus nos dê a paz, a serenidade e a esperança. Bençãos de Deus especialmente para vocês desta querida paróquia", registrou. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL