Festejos

Olinda e Recife preparam eventos gratuitos para aniversários; veja programação do 12 de março

Completando 489 anos, Olinda fará festa com "jeitinho" de carnaval; Com 487 anos, o Recife aposta em atividades culturais

Publicado em: 11/03/2024 07:49 | Atualizado em: 11/03/2024 18:55

Recife e Olinda fazem anivesrário no mesmo dia  (Fotos: Rafael Vieira/DP)
Recife e Olinda fazem anivesrário no mesmo dia (Fotos: Rafael Vieira/DP)
Em ritmo de comemorações, o Recife e Olinda têm várias atividades gratuitas previstas parra terça (12), na celebração do anivesrários das cidades-irmãs.
 
Olinda completa 489 anos, com "jeitinho de carnaval". Dois anos mais nova, a capital pernambucana celebra com mais eventos para o público. 
 
Veja a programação

No Recife, o 12 de março tem três eventos programados pela prefeitura. 

Às 17h, na Avenida Rio Branco, será inaugurada a estátua do poeta Miró da Muribeca, a 21ª do Circuito da Poesia, que celebra as tradições literárias da cidade. 
 
A inauguração contará com a performance "O Miró que Vive em Mim", com Marlon Silva, Nina Rodrigues e Odailta Alves.

A partir das 19h, o Teatro de Santa Isabel receberá uma sessão gratuita do espetáculo "Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro", celebrando a cidade e o patrono do movimento Manguebeat, Chico Science, que nasceu num 13 de março, logo após o aniversário da capital pernambucana. 
 
O espetáculo, da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo, celebra o movimento musical cuja história se confunde com a história recente da própria cidade. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

No Teatro do Parque, o aniversário do Recife será coisa de cinema, com a exibição, também gratuita e também às 19h, do filme "Manguebit", documentário roteirizado e dirigido por Jura Capela, que apresenta, com a típica estética VHS, depoimentos de nomes relevantes da cena musical pernambucana, como Cannibal, Fred O4, Jorge Du Peixe e Roger de Renor e Toca Ogan, entre outros, além de trechos de entrevistas de Chico Science, shows e clipes. 
 
Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão. A programação completa do aniversário do Recife, que se estende pelo mês de março, pode ser conferida em: https://conecta.recife.pe.gov.br.  


Olinda
 
Para marcar a data, a prefeitura programou eventos nesta segunda (11) e na terça (12).
 
 Segundo a administração municipal, Serão dois dias de shows na Praça do Carmo. 
 
A ideia é fazer uma festa  para todos os gostos.

Além disso, a Catedral da Sé recebe uma missa especial em celebração à data, haverá corte do bolo de 489 quilos e a Marim dos Caetés vai receber o título de Cidade Educadora.

Entre as atrações, se apresentam na Praça do Carmo: Zuza Miranda, D'Breck, Dudu do Acordeon, Alan Carlos e muito mais. 
 
A  missa especial na Catedral da Sé está marcada para as 9h da terça-feira (12), data do aniversário de Olinda.

Confira
 
Segunda (11)
 
17h - Val Paraíso
18h - Ricão
19h - Bloco da Saudade
20h - Orquestra Beberibe
21h - Banda Interativa
22h - Alan Carlos
 
 
Terça (12)
 
17h - Henrique Dias
18h - Bateria Auê
19h - Zuza Miranda
20h - Eu Quero Mais
21h - D'Breck
22h - Dudu do Acordeon
 
 
Veja os cortejos 
 
Dia 11 - 16h - Bloco do Munguzá, saída dos Quatro Cantos, sentido Praça do Carmo
 
Dia 12 - 19h - Cortejo John Travolta - saída no Largo do Amparo, sentido Praça do Carmo
 
Calunga

A  sede do Clube de Alegoria e Críticas O Homem da Meia-Noite será aberta para receber turistas, moradores da cidade e apaixonados pelo Calunga.
 
Das 10h às 15h, o visitante terá a oportunidade de tirar uma foto com o Gigante que estará com a roupa do desfile do Carnaval deste ano, que teve o tema “Terra Indígena”.  A entrada é gratuita. 

 

Fim de semana 

Esquadrilha da Fumaça atraiu público ao Marco Zero (Foto: Ruan Pablo/DP)
Esquadrilha da Fumaça atraiu público ao Marco Zero (Foto: Ruan Pablo/DP)
No fim de semana, o Recife teve várias atrações para marcar o aniversário. 
 
Salto de paraquedas e Esquadrilha da fumaça foram os principais eventos do domingo (10),  segundo dia de festejos. 

De manhã, famílias inteiras se deslocaram ao Segundo Jardim de Boa Viagem para a companhar a demonstração, inédita na cidade, de salto livre da equipe do Exército "Os Cometas".
 
 Os paraquedistas saltaram de um avião que estava a 6 mil pés, cerca 1.800 metros do chão. À tarde, foi a vez da Esquadrilha da Fumaça voltar à Praça do Marco Zero, no bairro do Recife.
 
O público conferiu manobras incríveis, além do rastro de fumaça no céu, um espetáculo visual único. As duas iniciativas gratuitas foram realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com o apoio das Forças Armadas.
 
A Esquadrilha da Fumaça promoveu um grande show no céu do Recife utilizando os aviões Embraer A-29 Super Tucano neste domingo. A demonstração teve duração aproximada de 35 minutos e contou com sete pilotos em sete aeronaves. 
 
Cada posição de voo teve uma função específica e um oitavo piloto ficou em solo realizando a locução.
 
"Estar aqui nos 487 anos do Recife foi um presente para nós, o dia estava lindo, céu bonito, casa cheia e o voo foi do jeito que a gente gosta. Poder sentir o calor do público é muito bom e a gente pode transmitir isso para quem está no voo, através do nosso rádio", explicou capitão Vinícius Moreno. 
 
O piloto número 7 da Esquadrilha da Fumaça fez a locução durante o evento.
 
Ele faz parte da Esquadrilha da Fumaça há 6 anos; e da Força Aérea Brasileira, há 19 anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL