Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Máquina de radiologia quebra no Imip e atendimentos são realocados

O Imip atrai pessoas de outros estados do Nordeste para realização de exames

Publicado em: 14/03/2024 17:50

Segundo o instituto, a previsão é que o equipamento volte a operar normalmente na próxima quarta-feira (20) (Foto: João Velozo/Arquivo DP)
Segundo o instituto, a previsão é que o equipamento volte a operar normalmente na próxima quarta-feira (20) (Foto: João Velozo/Arquivo DP)

Pacientes que precisam realizar exames de radiologia no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no Recife, estão enfrentando dificuldades. Uma das máquinas capaz de fazer o procedimento quebrou e as pessoas estão sendo redirecionadas.

O Imip informou ao Diario de Pernambuco que a máquina está com um problema técnico que já está sendo analisado. Segundo o instituto, a previsão é que o equipamento volte a operar normalmente na próxima quarta-feira (20).

A unidade de saúde ainda destacou que “comprometida com a assistência aos usuários, tem trabalhado para redirecionar os pacientes, seja de forma regulada, ou internamente para outro equipamento do hospital”.

Os pacientes ainda terão que aguardar sete dias para que os serviços sejam normalizados. A radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes, como o raio-x, para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

Um estudo publicado na revista médica britânica “BMJ” revelou que atrasar os exames de radioterapia em um mês aumenta o risco de morte do paciente entre 6% e 13%. Por isso, é necessário que unidades de saúde estejam preparadas para lidar com problemas nos equipamentos.

De acordo com o Ministério da Saúde,  o Imip recebe pacientes não só de Pernambuco, mas também de toda a região Nordeste. Só na radiologia, são quase 100 sessões por dia. 

O ministério pagou integralmente um novo serviço de radioterapia no Imip no ano de 2021 para ampliação do serviço para melhorar a assistência à saúde aos pacientes.

Tags: máquina | radiologia | imip | saúde |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL