Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Jaboatão deflagra campanha de vacinação contra gripe; saiba quem pode tomar

A imunização está disponível, a partir desta sexta (8), em policlínicas da cidade, no Grande Recife

Publicado em: 08/03/2024 09:54 | Atualizado em: 08/03/2024 10:24

Vacina de gripe foi entregue ao governo de Pernambuco  (Foto: Divulgação )
Vacina de gripe foi entregue ao governo de Pernambuco (Foto: Divulgação )
A aplicação da vacina contra a gripe já está disponível na rede pública de saúde de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. 

Nesta sexta (8), a prefeitura deflagrou a campanha de vacinação contra a doença, que, inicialmente, estará disponível para os grupos prioritários, em três policlínicas do município, das 9h às 15h. 

Na próxima segunda (11), a aplicação da vacina estará disponível em todas as unidades de saúde da cidade. 

A campanha segue até o dia 31 de maio, sempre de segunda a sexta, das 9h às 15h. 

Nesta sexta, as polínicas que estarão com aplicação dos imunizantes contra Influenza são: Policlínicas Carneiro Lins, bairro dos Guararapes; Cônego Pedro de Souza, em Cavaleiro; Manoel Calheiros, no Curado; e na Policlínica Mariinha Melo, em Vila Rica.

Veja grupos prioritários 


Segundo a Secretaria Municipal de Saíde de Jaboatão, neste momento, os os grupos prioritários são os seguintes: 

Idosos com 60 anos e mais; 

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; 

Gestantes e puérperas; pacientes com comorbidades; 

Pessoas com deficiência permanente; 

Caminhoneiros; povos indígenas;

Pessoas em situação de rua; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; 

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros; 

Trabalhadores portuários; 

Forças de segurança e salvamento; e forças armadas.

Vacinação em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou que recebeu a primeira remessa de vacina contra Influenza, com um total de 948 mil doses para antecipação da Campanha Nacional contra Influenza.

Os imunizantes já estão sendo distribuídos de forma proporcional para os 184 municípios e Fernando de Noronha, na quinta-feira (07). 

Desde já, o Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) autoriza os municípios a iniciarem suas estratégias de forma antecipada, a partir do recebimento dos imunobiológicos.

A SES-PE tem reforçado junto aos municípios, ainda, a importância da busca ativa da população elegível para imunização, seja ofertando a vacina em locais de grande circulação de pessoas, postos volantes, centros de vacinação, como também a ação porta a porta, que inclui o acesso da população com dificuldades de locomoção.

De acordo com o Governo Federal, a população estimada referente aos grupos prioritários da campanha, em Pernambuco, é de 3.489.916 pessoas. 


Sobre a Influenza

A Influenza é uma infecção viral com transmissibilidade acentuada e se apresenta de forma leve ou com sinais de maior gravidade, podendo inclusive levar a óbito. A vacina contra o vírus enviada ao Estado é considerada um imunizante trivalente, pois protege contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B.
Tags: vacina | gripe | jaboatão | campanha |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL