Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE PRECÁRIA

Homem queimado é levado para hospital em carroceria por falta de maca em Petrolina

Caso foi registrado por pessoas que passavam pelas ruas no momento do ocorrido

Publicado em: 18/03/2024 21:15 | Atualizado em: 19/03/2024 14:58

A vítima foi levada na carroceria até o Hospital Regional de Juazeiro, na Bahia (Foto: Divulgação/Sesab)
A vítima foi levada na carroceria até o Hospital Regional de Juazeiro, na Bahia (Foto: Divulgação/Sesab)

Um homem identificado como Gilsomar Nunes de Aquino, de 40 anos, foi visto sendo socorrido por uma carroceria de uma caminhonete em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, nesta segunda-feira (18). O homem ficou queimado após atear fogo no próprio colchão.

Parentes teriam acionado o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que não chegou a fazer o atendimento da vítima por falta de macas. Diante disso, a vítima foi levada na carroceria até o Hospital Regional de Juazeiro, na Bahia, onde recebeu atendimento, mas acabou falecendo devido à gravidade das queimaduras.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolina, o serviço de urgência do município é formado por cinco  ambulâncias e 32 macas, mas a superlotação dos hospitais causaram a retenção das macas nas unidades de saúde. As macas acabam servindo de leitos nos hospitais e limitam os atendimentos do Samu.

A pasta ainda destacou que o Samu ficou cerca de 6 horas sem macas para o Samu e que está em diálogo com os hospitais para que as macas sejam liberadas o mais rápido possível.
 
A Polícia Civil de Pernambuco informou que que registrou o caso como "morte a esclarecer" e que, "segundo relatos de familiares, a vítima teria ateado fogo com um isqueiro no seu colchão. A vítima não resistiu aos ferimentos. As investigações seguem até o esclarecimento do ocorrido".

Apesar de parecer atípico, este cenário é comum em diversas localidades de Pernambuco. Em 2017, o Samu chegou a instalar localizadores nas macas para poder encontrá-las na Região Metropolitana do Recife.

No mesmo ano, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu inquérito para apurar a retenção e o desvio de macas em unidades de saúde do estado.

Tags: samu | petrolina | saúde |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL