Diario de Pernambuco
Busca

Segurança

Governo promove reunião do Juntos pela Segurança para monitorar índices no estado

Publicado em: 11/03/2024 22:35

Pernambuco registrou uma média de dez assassinatos diários em fevereiro deste ano (Foto: Hesíodo Góes/Secom)
Pernambuco registrou uma média de dez assassinatos diários em fevereiro deste ano (Foto: Hesíodo Góes/Secom)

O Governo do Estado promoveu mais uma reunião para debater a segurança em Pernambuco. No encontro, a governadora Raquel Lyra acompanhou os dados de segurança e debateu sobre ações voltadas para reduzir o índice de violência. A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife.

Pernambuco registrou uma média de dez assassinatos diários em fevereiro deste ano, segundo a estatística de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), divulgado na última quarta-feira (6), pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Com a soma dos dois primeiros meses deste ano, o total de assassinatos foi de 669 casos. Houve um aumento de 11,1% se comparado com o mesmo período de 2023, quando janeiro e fevereiro somaram 602 mortes violentas.

Estiveram na reunião o deputado estadual Joel da Harpa, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco; o desembargador Mauro Alencar de Barros, do Tribunal de Justiça; o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marcos Carvalho; e o defensor público-geral, Henrique Seixas. 

Também participaram os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico), Amanda Aires (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), além de representantes de instituições e órgãos de segurança do Estado.

“Estamos em constante diagnóstico com toda a equipe do Governo para acompanhar os índices de criminalidade no Estado e trabalhar conjuntamente para reduzi-los. Essa é uma rotina importante para que a gente possa melhorar a paz social a todos os pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Juntos Pela Segurança

O Plano Juntos Pela Segurança tem como premissa a união da sociedade civil organizada, Estado, municípios e representantes do Legislativo estadual. Uma das metas do plano é reduzir a criminalidade do estado em até 30%.

No dia 26 de fevereiro, o governo realizou uma reunião para abordar o sistema prisional. Entre os pontos discutidos para a redução da impunidade e para a rapidez de procedimentos ligados ao sistema prisional estão ações como a conclusão de obras nas penitenciárias, abertura de novas vagas e ampliação no número de profissionais da segurança pública.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL