Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Governo do Estado lança telecuidado para ajudar tratamento de doenças na boca

Ferramenta é voltada a profissionais da Atenção Primária da Saúde Bucal

Publicado em: 19/03/2024 15:09

Tratamentos de doenças na boca serão alvo de novo serviço  (Foto: Agência Freepik)
Tratamentos de doenças na boca serão alvo de novo serviço (Foto: Agência Freepik)
O Governo de Pernambuco lança na quarta-feira (20) um serviço de telecuidado para ajudar nos tratamentos de doenças na boca.
 
Ele funcionará como suporte aos cirurgiões-dentistas que atuam na atenção primária da rede pública de saúde.
 
A ideia é melhorar os atendimentos e os diagnósticos de lesões orais.
 
O novo serviço é chamado de Telecuidado em Estomatologia.
 
Essa é a especialidade da odontologia relacionada ao estudo e prevenção de doenças bucais.
 
O projeto é uma parceria entre a Coordenação Estadual de Saúde Bucal (CESB), o Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco e a Faculdade Odontologia da Universidade de Pernambuco (Fop/UPE). 
 
Como será
 
A princípio, quatro municípios foram escolhidos para testar o projeto piloto.
 
Eles ficam em uma macrorregião de saúde: Jaboatão dos Guararapes (I Macro), Caruaru (II Macro), Afogados da Ingazeira (III Macro) e Petrolina (IV Macro).

Para a coordenadora da Coordenação Estadual da Política de Saúde Bucal, Pamella Paixão, o serviço é um apoio importante para o profissional que atua na ponta.
 
 “Tendo em vista que muitas vezes o diagnóstico representa um desafio para esses profissionais, através da plataforma do telessaúde, a comunicação com os especialistas será ampliada, proporcionando a troca e  o recebimento de orientações para uma condução mais precisa do diagnóstico e tratamento dos pacientes com lesões orais”, destacou.

Ainda de acordo com ela, a iniciativa também visa fortalecer as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, que destina  “Desenvolver novos produtos e tecnologias necessários à expansão das ações dos serviços públicos de saúde bucal”.

Gestantes

A Secretaria Estadual de Saúde promove a partir desta terça (19) um ciclo de Atualização em Pré-Natal Odontológico para cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal que atuam na Atenção Primária. 
 
Serão cerca de 400 profissionais beneficiados ao longo da capacitação.

A iniciativa, realizada até 2 de maio, será direcionada a equipes da I Regional de Saúde (I Geres), que  não atingiram a meta mínima de atendimento odontológico para gestantes durante o pré-natal no ano de 2023. 
 
Essa região abrange 20 cidades, e 10 delas não alcançaram a meta estipulada pela Política Nacional de Saúde Bucal, criada em 2003, que preconiza que 60% das pessoas que gestam recebam pelo menos uma consulta odontológica no pré-natal, são eles: Abreu e Lima, Itamaracá, Paulista, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Recife, Camaragibe e Olinda.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL