Diario de Pernambuco
Busca

Aniversário

Festa de 487 anos do Recife começa com música e atração no porto; Neste domingo tem espetáculo no céu

Banda sinfônica e visitação a navio abriram festejos, no sábado (9). Prefeitura segue com programação aberta ao público até fim deste mês

Publicado em: 10/03/2024 06:06

Banda Sinfônica se apresentou no Dona Lindu  (Foto: Prefeitura do Recife )
Banda Sinfônica se apresentou no Dona Lindu (Foto: Prefeitura do Recife )
A celebração do aniversário do Recife, que completa 487 anos na terça-feira (12), começou de forma  intensa. 

O sábado (9) teve apresentação da Banda Sinfônica do Recife, patrimônio cultural da cidade, no palco do Teatro Luiz Mendonça, voltado para a esplanada do Parque Dona Lindu, na Zona Sul. 

A apresentação contou com a participação especial do grupo Guerreiros do Passo, que desde 2005 conta a história do frevo através da dança. 

Mais cedo, durante o dia, os moradores e visitantes do Recife tiveram a oportunidade de conhecer o Navio-Aeródromo Multipropósito "Atlântico" (A-140), o maior navio de guerra da América Latina. 

O prefeito do Recife João Campos marcou presença nos dois eventos.


"Fazendo mais uma etapa da comemoração do aniversário do Recife com a belíssima apresentação da Banda Sinfônica do Recife, que foi criada pelo Pelópidas da Silveira, que foi o primeiro prefeito engenheiro, prefeito da Frente Popular do Recife. E a gente tem a oportunidade hoje de estar conduzindo a cidade nos 487 anos dela e vendo essa belíssima apresentação conduzida pelo maestro Nenéu Liberalquino. Fiquem atentos à programação, neste domingo haverá mais atividades e ao longo da semana tem muita coisa boa", convidou João Campos ao fim do concerto.
 

Neste domingo (10), a principal atração é a Esquadrilha da Fumaça, no Marco Zero.  

No porto

Navio foi atração de festa (Foto: Prefeitura do Recife)
Navio foi atração de festa (Foto: Prefeitura do Recife)
O acesso do público ao A140, também conhecido como o Capitânia da Esquadra, ocorreu pelo Terminal Marítimo de Passageiros. 

Os visitantes puderam conhecer o convés de voo (área onde as aeronaves pousam), o passadiço (estação de comando) e outras partes de cima do navio. 
Aeronaves da Marinha também estavam em exposição. Com 208 metros de comprimento e uma boca (largura) de 31,7 metros, o "Atlântico" representa um marco da engenharia naval e das capacidades estratégicas da Marinha do Brasil.


"Agradeço à Marinha do Brasil e ao Ministério da Defesa, José Múcio, pela apresentação do maior navio de guerra da América Latina no Recife. É importante as pessoas conhecerem o trabalho da Marinha, entender a lógica de funcionamento, quais são os equipamentos, matar aquela curiosidade que todo mundo tem, e talvez tenha tido até um sonho de infância de conhecer. E a visitação está sendo gratuita", comentou João Campos, durante a visita.


Show

Com regência do maestro Nenéu Liberalquino, a Banda Sinfônica do Recife executou um repertório bastante eclético, que foi desde a MPB até a música erudita, passando pelo jazz e pelas trilhas sonoras. Foi fundada em 7 de outubro de 1958 pelo então prefeito Pelópidas da Silveira.


Mais atrações

Neste domingo (10), haverá demonstração de salto de paraquedas da equipe de salto livre do Exército, "Os Cometas", às 10h, em Boa Viagem, em comemoração ao aniversário da cidade. O dia também vai ser repleto de eventos culturais na Praça do Marco Zero, Bairro do Recife.
 
Às 11h, o público poderá conferir a Banda Marcial do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), e, às 17h, a Fuzishow, Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. As apresentações serão marcadas por uma mistura equilibrada de músicas populares e eruditas, encerrando a programação do final de semana.

Além disso, com a missão de realizar demonstrações aéreas por todo o Brasil e mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça também volta ao Recife neste domingo. 

O ponto principal para apreciar esse espetáculo de tirar o fôlego será a icônica Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife. 

O público vai poder assistir a manobras incríveis e ver o rastro de fumaça que colore o céu, criando um espetáculo visual único. A exibição está marcada para às 16h. O evento é gratuito.
Tags: prefeitura | anos | 487 | recife | festa |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL