Diario de Pernambuco
Busca

Cidadania

Estudantes do Grande Recife já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital

É preciso fazer a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validar os dados para serem acessados no celular, e ter também a versão digital do documento

Publicado em: 13/03/2024 13:41

Carteira de estudante digital já pode ser pedida  (Imagem: Divulgação )
Carteira de estudante digital já pode ser pedida (Imagem: Divulgação )
O Grande Recife Consórcio de Transporte – (CTM) informou, neta quarta (13), que os estudantes secundaristas das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife já podem baixar o aplicativo da Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco (CIE-PE). 
 
A carteira digitral está disponível para IOS e Android.
Para isso,  eles já devem estar com a  Carteira de Estudante 2024.
 
É preciso  fazer a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validar os dados para serem acessados no celular, e ter também a versão digital do documento.

 
Como pedir

Para solicitar o documento, o estudante deve acessar o site www.granderecife.pe.gov.br e clicar no ícone Carteira de Estudante na cor verde, e acessar o ícone Entendi! Quero Solicitar!. 
 
Para ter acesso ao sistema, deverá ser criado um login e uma senha. 
Os dados inseridos no ano passado estão ativos e permitindo o novo acesso normalmente. 
 
O documento de 2023 tem validade até 31 de março de 2024. 
Já a versão 2024 pode ser solicitada até o mês de dezembro. Caso queira, o estudante ainda poderá trocar a foto, que deverá ser validada pela escola.

O Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, ressalta a importância de conferir se os dados estão corretos e, havendo inconsistência ou não sejam exibidos pelo sistema, o aluno deve procurar a secretaria da escola para solicitar as alterações necessárias.
 
"Na página do site, com as informações do estudante inseridas pela instituição de ensino, os dados devem ser validados pelo aluno. Somente após confirmar a veracidade dos dados e anexar uma foto, o boleto no valor de R$ 17,35 poderá ser emitido. Após compensação do pagamento, o documento será confeccionado em até 30 dias corridos pelo Grande Recife Consórcio. A retirada deve ser realizada pela escola, que entregará ao aluno nas unidades educacionais".

Nome social 
 
Desde 2017, as pessoas transgênero podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).

Instituições
Desde 15 de janeiro, as escolas têm acesso à plataforma e inserido as informações dos alunos. As escolas devem ficar atentas quanto à inserção dos dados dos estudantes, como nome, data de nascimento, série/curso, nome do pai ou representante e mãe, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL