Vida Urbana
Litoral
Estado lança campanha digital sobre banho de mar seguro
Vídeos serão divulgados nas redes sociais para sensibilizar a população e orientar sobre riscos de ataques de tubarão
Publicado: 21/03/2024 às 07:48
Placas alertam para risco de ataques de tubarão (Foto: Arquivo/DP)

O Governo de Pernambuco, em parceria com o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), lançou uma campanha digital para alertar a população para a necesidade de adotar o banho de mar seguro.
Ao todo, serão divulgado quatro vídeos nas redes sociais.
O primeiro deles é o "Tubaratinado" (@tubaratinado).
A meta é reforçar a necessidade de educa-ção ambiental, usando o bom humor no ambiente digital.
Com isso, o Estado pretende sensibilizar os banhistas sobre os cuidados que devem ter antes de entrar na água do mar para evitar incidentes com tubarões e afogamentos.
Essa atenção vale para algumas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR), no trecho de 33 quilômetros de atenção, entre a Praia do Farol, em Olinda, e a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. Ao todo, Pernambuco tem 187 qauilômetros de praias.
A gerente-geral de Áreas Costeiras e Oceânica da Semas e secretária executiva do Cemit, Danise Alves, explica que a educação ambiental é uma estratégia que promove mudanças comportamentais nas pessoas, permitindo a va-lorização do meio ambiente e o respeito por cada ser vivo.
“Sensibilizar a população da Região Metropolitana do Recife de forma leve, lúdica e divertida sobre os tubarões e o banho de mar seguro é um grande passo para uma mudança de conduta da socieda-de”, ressalta.
A ação é uma das medidas previstas no Plano de Educação Ambiental para Segu-rança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco, (Peast-PE), publicado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustenta-bilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas) e construído em par-cerias com outros órgãos do Estado, universidades, pre-feituras e organizações não governamentais.
Campanha
No dia 2 de março, o governo lançou, em parce-ria com o Cemit, a campanha de sensibilização para banho de mar seguro nas praias do litoral da RMR.
“As estatís-ticas do Cemit mostram que julho e março foram os me-ses que mais registraram in-cidentes com tubarões em Pernambuco. Além da turbi-dez, as águas da chuva carregam para o mar muito ma-terial orgânico, atraindo os animais para a costa”, ex-plicou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, Ana Luiza Ferreira.
Além das redes sociais, a campanha está circulando em mídias externas eletrônicas espalhadas por áreas de grande movimentação de pessoas, como parques, pra-ças e terminais de integração.
Também serão distribuídos materiais de papel reciclá-vel, como leques, viseiras e sacos de coleta de lixo, além de promotores circulando pelas praias.
Últimas
Mais Lidas