Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Estado entrega dez leitos de UTI pediátrica no Hospital Dom Malan

Com isso, a administração de Raquel Lyra (PSDB) dobrou a capacidade de atendimento a recém-nascidos de alto risco

Publicado em: 26/03/2024 15:24 | Atualizado em: 26/03/2024 15:59

Novos leitos de UTI foram entregues em Petrolina  (Foto: Governo de Pernambuco )
Novos leitos de UTI foram entregues em Petrolina (Foto: Governo de Pernambuco )
O Governo de Pernambuco entregou, nesta terça-feira (26), dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, no Sertão. 
 
Com isso, a administração de raquel Lyra (PSDB)  dobrou  a capacidade de atendimento a recém-nascidos de alto risco.
 
Também ampliou  a oferta de forma regionalizada, valorizando a interiorização e descentralização do atendimento de alta complexidade. 
 
Por mês, o Governo de Pernambuco investirá R$ 401,8 mil para manter pessoal, equipamentos e insumos.
 
“Desde o ano passado, estamos nos desdobrando para descentralizar o atendimento à saúde em Pernambuco. Com a entrega de hoje, já são 383 leitos inaugurados durante a nossa gestão. Hoje, o hospital passa a contar com dez leitos de UTI neonatal e dez leitos de UTI pediátrica. Isso permite que as mães que hoje andam com seus filhos quilômetros para irem até outras cidades, agora possam ser atendidas mais perto de casa”, destacou Raquel Lyra.

Reformas
 
Para a ampliação, o Governo do Estado investiu na requalificação do espaço onde funcionarão quatro salas de UTI, incluindo uma ala de isolamento de pacientes, sala de repouso médico, posto de enfermagem e espaço de alimentação dos profissionais plantonistas.

“Com a ampliação de leitos estamos possibilitando maior oferta de cuidados e de qualidade, assegurando acesso oportuno e eficaz aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos. Ao aumentar o número de leitos disponíveis e melhorar a infraestrutura existente, podemos não só reduzir os tempos de espera, mas também salvar vidas”, explicou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti. 

A abertura destes novos leitos também mudará a realidade de toda a comunidade, fortalecendo a confiança no sistema de saúde local. Atualmente, o Hospital Dom Malan é o único hospital do Submédio São Francisco a oferecer o serviço na rede pública.

Conheça a unidade
 
O Hospital Dom Malan é a maior maternidade da região, atendendo mulheres e crianças residentes dos 53 municípios que compõem a Rede PEBA (Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco).
 
Dos municípios da rede PEBA, 28 estão no estado da Bahia (Macrorregião Norte) e 25 Municípios compõem a IV Macrorregião pernambucana. 
Tags: saúde | dom | malan | petrolina | uti | pediatria | governo |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL