Diario de Pernambuco
Busca

DP SOCIAL

Esporte como fator de transformação social

Projeto B5 foca em mudar a vida de crianças, adolescentes e jovens em através das práticas esportivas. Mais de mil já foram atendidos em Olinda

Publicado em: 27/03/2024 10:19 | Atualizado em: 27/03/2024 10:23

Sede fica no bairro de Rio Doce, onde acontecem atividades gratuitas e campeonatos (Foto: Divulgação)
Sede fica no bairro de Rio Doce, onde acontecem atividades gratuitas e campeonatos (Foto: Divulgação)
Em quase uma década de trajetória, o projeto B5, idealizado pelo ex-jogador profissional, Jailson Braz, tem como foco transformar a vida de crianças, adolescentes e jovens carentes através do esporte. A iniciativa trabalha atividades direcionadas para o futebol. Atualmente, cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens são atendidos pelo projeto. Desde a fundação, mais de mil inscritos já passaram pela ação social. 

A sede do projeto fica localizada no bairro de Rio Doce, em Olinda, onde acontecem atividades gratuitas de treinos, jogos e campeonatos de futebol, sempre buscando possibilitar ao público atendido o direito de sonhar e ir além da realidade difícil. “O esporte é uma gigante ferramenta de transformação, assim como aconteceu na minha vida, estamos plantando na vida de cada um deles a necessidade de nunca desistir e colocar em prática o seu melhor cada dia. Nós temos vários exemplos e temos certeza que vamos juntos contribuir a história de muitos”, enfatizou o fundador e treinador do projeto Jailson Braz, sobre a importância da ação para os participantes.

O idealizador do projeto relembra que enfrentou muitas dificuldades, mas conseguiu alcançar seus objetivos. Ele foi jogador em alguns clubes, como no Ponte Preta, Guaratinguetá, e no Sport, onde foi campeão da Copa do Brasil 2008. “Quando falo e relembro de comunidade significa, que através de muitas dificuldades tive oportunidades dentro dela de ser exemplo para muitos garotos que sonham. Então, tenho essa gratidão por este lugar, que sempre vou carregar comigo. O trabalho da iniciativa também é importante para a formação de grandes homens e cidadãos. Hoje, o projeto B5 está com propriedade executando um trabalho para retribuir o que me foi oportunizado lá atrás, e isso é fantástico. Só tenho a agradecer a Deus por ter me escolhido para esta missão”, disse Jailson. 

O principal desafio do projeto é conseguir apoio para a manutenção dos custos das atividades, que são altos. Muitas vezes, a entidade não consegue participar dos campeonatos, por falta de material tanto para as disputas, como também para os treinos. O fundador da iniciativa visa chegar além de disputa de competição, podendo levar o esporte para tantos outros lugares com o intuito de alcançar a inclusão social. As pessoas interessadas em conhecer mais sobre o projeto e contribuir com o seu desenvolvimento, podem entrar em contato pela rede social Instagram, @bia.projetob5. 

Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP+Social, sugira através do nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL