Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Escola Mário Melo ganha requalificação geral e nova quadra

Unidade de ensino do recife passou a oferecer educação em tempo integral

Publicado em: 05/03/2024 15:31

Prefeito João Campos participou de entrega de quadra coberta  (Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação)
Prefeito João Campos participou de entrega de quadra coberta (Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação)
A Prefeitura do Recife  entregou, nesta terça (5), de forma  oficial, a requalificação e a nova quadra coberta da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Mário Melo, em Campo Grande, na Zona Norte.
 
O evento também oficializou o início da oferta da educação em tempo integral na unidade de ensino, anunciada pela gestão municipal em fevereiro deste ano.
 
Atualmente, a EMTI Mário Melo acolhe cerca de 700 estudantes, contemplando o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. 
 
O prefeito João Campos visitou a unidade ao lado do secretário de Educação, Fred Amancio.

"Há dois anos, anunciamos o Escola no Grau, que iria revitalizar 70% das escolas do Recife em quatro anos. Muita gente achou que não seria possível e, hoje, temos mais de 160 obras nas escolas do Recife e mais de 40 que ainda vão começar neste ano. Para isso acontecer, foi necessário montar uma equipe de primeiro nível, dar autonomia a essa equipe e não ter medo de fazer o que é certo, porque apesar de quase nunca ser o caminho mais fácil, é inegociável”, ressaltou o prefeito. “Nós também nos comprometemos a entregar 50% das matrículas em educação integral e vamos chegar em 60%, acima da meta estabelecida", continuou o prefeito.

A escola dispõe de uma estrutura distribuída em 14 salas de aula; sala interativa (mesas interativas); biblioteca; laboratório de ciência e tecnologia; sala bilíngue; sala de recursos multifuncionais; diretoria; secretaria; coordenação com sala de espera; bateria de banheiros, incluindo os de acessibilidade; cozinha; despensa; área de serviços; depósitos; refeitório; recreio coberto com palco elevado; hall de espera; pátio coberto com quiosque; parquinho infantil; e estacionamento;  

O que foi feito

 
Com investimentos na ordem de R$ 2,4 milhões, a requalificação da unidade contemplou os seguintes serviços:
 
Substituição de portas existentes por portas com visor
Reforma da área de serviço, banheiro e depósitos;
Recuperação do piso com acabamento em granilite em toda a unidade;  
Recuperação de revestimento de parede em todos os ambientes escolares, 
Padronizando para os padrões atuais;
Recuperação de todo piso externo da unidade; 
Adequação da área externa com paisagismo, passeios e instalação de quiosque; 
Adequação da área externa destinada à educação infantil, com paisagismo e instalação de piso emborrachado para parquinho; 
Ampliação do palco existente e execução da acessibilidade com instalação de rampa e corrimão; 
Adequação da acessibilidade com construção de rampas e instalação de piso tátil direcional e alerta em toda a unidade escolar; 
Reforma dos banheiros, com substituição de louças sanitárias; 
Reforma para ampliação da Biblioteca; nivelamento do piso de acesso de pedestres da escola com a calçada e recuperação do piso de entrada e hall de chegada;  
Substituição das louças e metais;  pintura geral da escola; 
Recuperação do muro e das fachadas com pintura do mosaico que caracteriza as escolas municipais. 

"Dá para ver que as crianças estão diferentes depois da reforma, elas estão se dedicando mais, com mais entusiasmo e dedicação. Outro ponto é que praticamente zeramos a ausência das crianças, realmente tudo mudou", comemorou Andreza Kione, gestora da unidade. As obras de requalificação contemplaram ainda a nova quadra coberta. Com cerca de 300 m², foram executados o piso novo no espaço e instalação de sua cobertura, bem como toda a estrutura auxiliar como alambrados e pintura. Além disso, foram executados cerca de 130 m² de área de convivência externa. 
 
Programa

As intervenções na EMTI Mário Melo fazem parte do Escola no Grau, programa da gestão municipal que possui cinco grandes eixos: ampliações; requalificações; construções de novas unidades; construções de quadras cobertas; e construções de novas sedes. 
Tudo isso com o foco principal em tornar a Rede Municipal de Ensino do Recife ainda mais confortável, segura e atrativa para profissionais e estudantes. 
 
Com investimentos na ordem de R$ 200 milhões, o Programa no Escola no Grau vai requalificar 200 escolas e creches. 
O Programa Escola no Grau já conta com 60 obras concluídas e cerca de 98 obras em andamento. Além disso, outras 42 estão previstas para este ano, alcançando a meta de 200 unidades de ensino requalificadas. 

“Estamos muito contentes por este evento de hoje. Entregar uma escola totalmente requalificada e com uma nova quadra coberta, espaço dedicado aos esportes, cultura e lazer da unidade de ensino, só reafirma o compromisso que o prefeito João Campos tem com a educação da nossa cidade. A Mário Melo, por mais que seja uma escola que já existisse na rede, está sendo considerada uma nova unidade. A requalificação transformou esta escola. Um dos nossos maiores objetivos é levar este padrão para todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Recife. Além disso, hoje a gente também oficializa a oferta da educação integral aqui nesta unidade. O anúncio desta e de outras cinco escolas foi feito no mês passado, expandindo a rede de escolas nesta modalidade e proporcionando, além da ampliação do tempo pedagógico do estudante na escola, oportunidades de formação para crianças e jovens”, destaca o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Educação integral
 
 A Prefeitura do Recife formalizou, no dia 22 de fevereiro deste ano, a expansão de escolas do Ensino Fundamental Anos Finais em tempo integral da Rede Municipal de Ensino.
 
A implantação de seis novas unidades reafirma o compromisso da atual gestão com a educação e dá continuidade à estratégia de ampliar a oferta desta modalidade de ensino nas escolas da rede do município.
 
Com a ampliação, para o ano letivo de 2024, a rede do Recife passa a contar com 21 escolas em tempo integral, o que representa 50% das unidades dessa etapa de ensino, ofertando mais de 1 mil novas vagas em tempo integral para a comunidade escolar. 

A Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza 42 escolas de Ensino Fundamental Anos Finais. A expansão da rede de escolas de tempo integral foi um compromisso assumido pelo prefeito João Campos, tendo como meta chegar até o final de 2024 com 50% da rede de escolas de anos finais do ensino fundamental nesta modalidade.
 
O montante de vagas geradas com a expansão - 1 mil novas vagas - representa 60% das matrículas dos 6ºs anos da Rede Municipal em Tempo Integral. 

Além da EMTI Mário Melo, no bairro de Campo Grande, a expansão contemplou outras cinco escolas: Escola Municipal André de Melo, na Estância; Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha; Escola Municipal Antônio Farias Filho, em San Martin; Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões, e Escola Municipal da Iputinga, na Iputinga.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL