Diario de Pernambuco
Busca

Centro do Recife

É Galo o ano inteiro: novo roteiro turístico homenageia "o maior bloco de carnaval do mundo"

Em contagem regressiva para o Carnaval 2025, Recentro e Galo da Madrugada colocam obras de arte em espaços públicos, locais históricos e emblemáticos do Recife

Publicado em: 01/03/2024 14:13 | Atualizado em: 01/03/2024 16:55

Galo colorido faz parte de roteiro permanente  (Foto: Rafael Vieira/DP)
Galo colorido faz parte de roteiro permanente (Foto: Rafael Vieira/DP)
O Galo da Madrugada agora vai dar "o ar da graça" o ano inteiro. 
 
Dono do Sábado de Zé Pereira, há décadas, o "maior bloco de carnaval do mundo" foi homenageado com um roteiro turístico permanente no Centro do Recife. 

O Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, e o Galo da Madrugada inauguraram, nesta sexta (1º), a primeira etapa do projeto “Rota do Galo Criativo”.
 
Com isso, a área da Praça  Sérgio Loreto, no bairro de São José, onde fica a sede do clube de máscaras, ganhou esculturas feitas por artistas locais. 
 
Foram instalados os dois primeiros "galos coloridos", de um total de 12. 
 
As peças foram grafitadas por 11 artistas da periferia recifense, antes do Carnaval deste ano.

Conheça o projeto
 
Com o objetivo de espalhar cultura, diversidade e, principalmente, fomentar o turismo na cidade, a rota do "Galo Criativo" ficará por tempo indeterminado, recebendo periodicamente uma manutenção por parte da prefeitura.

A chefe do Gabinete do Recentro, Ana Paula Vilaça, participou da inauguração e falou sobre o projeto.

“A gente hoje está dando um pontapé inicial na Rota do Galo Criativo. São 12 esculturas, pintadas por 11 artistas e espalhadas pelo Centro Histórico do Recife, criando um roteiro para que o turista, o visitante e o próprio Recifense tenham Carnaval o ano inteiro. Começando por aqui pela Sérgio Loreto, local bastante simbólico e emblemático na frente da sede do Bloco Galo da Madrugada, e na semana que vem os demais serão instalados para ter a rota completa”, explica Ana Paula.

O presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, esteve presente na inauguração e elogiou a iniciativa da prefeitura que propôs esse circuito em parceria com a agremiação.

“O Galo tinha que estar presente neste belíssimo projeto da Prefeitura, para embelezar mais ainda o centro do Recife, que já é tão bonito, com o frevo e os galos. Parabéns, o galo está aqui para colaborar e participar desse projeto. O galo não é só carnaval, o galo é festa, é alegria o ano inteiro. Onde tiver alegria o galo estará presente”, disse o presidente.
 
Pinturas

Área da Praça Sérgio Loreto, no Recife, ganhou escultura do Galo da Madrugada  (Foto: Rafael Vieira/DP)
Área da Praça Sérgio Loreto, no Recife, ganhou escultura do Galo da Madrugada (Foto: Rafael Vieira/DP)
As esculturas foram todas pintadas por artistas exclusivamente do Recife, e em todas elas há um QR Code, que identifica e exibe todo o histórico do artista responsável por cada obra. 

Um dos artistas que pintaram os 12 galos e que vão ficar espalhados pela cidade, Shell Osmo, Recifense e morador do bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, falou da importância do projeto e da emoção de ser convidado para participar do mesmo.

“O Recife está mais uma vez mostrando a potência que é quando se trata de políticas públicas voltadas para a arte urbana e grafite. Quando me chamaram para esse desafio, eu entendi que não era só pintar galos, era também falar sobre essa identidade visual que só tem aqui em Recife. Então, é um convite para a pessoa vir conhecer a cidade e também vir conhecer esse fervor e essa alegria, a gente está falando sobre a vida do Recifense através das cores do Galo da Madrugada”, relata o artista. 

Cultura 
 
O projeto busca criar uma conexão entre arte, cultura, o Carnaval e a cidade. 

O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Marcelo Canuto, falou com a equipe do Diario de Pernambuco e também deu mais detalhes dessa parceria entre a prefeitura do Recife e o Galo da Madrugada.

“Esse projeto eu acho que tem dois eixos importantes. O primeiro é resgatar a figura do galo como uma representação da nossa cultura mesmo. Por trás desse galo está o nosso maracatu, o nosso frevo, as nossas agremiações. E também de valorizar os nossos artistas. São 12 artistas da periferia do Recife, de Pernambuco, que têm a oportunidade de mostrar esse belo trabalho”, detalha Canuto. 

Como será
 
No Recife, os galos serão instalados numa rota de 3,5 km em locais do centro da cidade: Praça Sérgio Loreto; Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro ;Paço do Frevo - Praça do Arsenal; Marco Zero; Av. Rio Branco; Praça Joaquim Nabuco; Rua da Moeda; Praça do Diário; R. Nossa Senhora do Carmo e Ponte Duarte Coelho.

Outro ponto de destaque no desenvolvimento do projeto é a seleção dos artistas, que respeitou o critério de paridade de gênero e inclusão de pessoas trans.
 
Nomes 

Os 11 artistas que participaram da grafitagem foram: Rafa Mattos; Leo Gospel; Shell; Lemos; Nomes; Magdala; Dani Acioly; Bubu; Inay ; Zamb; e Raunir. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL