Diario de Pernambuco
Busca

Religião

Domingo de Ramos (24) marca o início da Semana Santa; confira a programação na Região Metropolitana

Período que representa a Paixão de Cristo é um dos mais aguardados pelos católicos

Publicado em: 24/03/2024 15:05 | Atualizado em: 25/03/2024 08:46

Dom Paulo Jackson participou de celebração  (Foto: Divulgação )
Dom Paulo Jackson participou de celebração (Foto: Divulgação )
A Semana Santa, época em que os católicos celebram a Paixão de Cristo, foi iniciada neste Domingo de Ramos (24). 
 
No Recife e em Olinda, 150 paróquias da Arquidiocese vão realizar missas e procissões durante este período.
 
As celebrações começam no Domingo de Ramos, passam pela Sexta-feira Santa (dia que Jesus foi crucificado) e finalizam no Domingo de Páscoa, em referência à ressurreição de Cristo. 
 
Neste período, a Igreja Católica também celebra os mistérios da salvação. 

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, convida os pernambucanos para uma reflexão sobre o real significado do Domingo de Ramos, celebrado pela igreja católica. 
 
“É um modo de unir os dois grandes mistérios na Semana Santa. Os ramos simbolizam festa, aclamação, aplauso”, destacou Dom Paulo Jackson sobre a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde foi recebido pelo povo, que o aclamou agitando palmeiras e gritando “Hosana ao filho de Davi!"

“A outra dimensão que está presente nesta celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor é exatamente o elemento do sofrimento. É por isso que se lê já hoje, no domingo de Ramos a narrativa da Paixão segundo Marcos, para dizer que essas duas dimensões são constitutivas da vida humana, a dor e a glória. O sofrimento, a morte, mas também a ressurreição e a vida nova”, finaliza o arcebispo.

Programação da Semana Santa

Em Olinda, as celebrações serão realizadas durante toda a semana na igreja catedral, localizada no Alto da Sé. A exceção é a tarde da Quinta-feira Santa, quando a celebração será feita na igreja da Madre de Deus, no Recife.


Confira a programação do Recife, Olinda e Igarassu:


Olinda:


Na Quinta-Feira Santa (28), a Missa do Crisma será celebrada às 9h, na catedral, com presença de cerca de 200 sacerdotes. Na missa, são abençoados e consagrados os óleos que serão utilizados nos sacramentos da Igreja durante todo o ano. À tarde, a celebração da Missa da Ceia do Senhor acontecerá na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo, às 17h. A missa lembra a instituição da Eucaristia, quando Jesus ofereceu pão e vinho a seus discípulos. O rito do Lava-Pés será realizado durante a celebração da missa, lembrando que Jesus não veio ao mundo para ser servido, mas para servir.

Na Sexta-Feira Santa (29), o bispo preside o rito de adoração à Santa Cruz às 15 horas na catedral – horário em que Jesus morreu. Os fiéis adoram e beijam a cruz de Cristo. O momento, bastante solene, não é chamado de missa porque não há consagração do pão e do vinho – portanto, não se celebra a Eucaristia. Mas o povo comunga as hóstias que foram consagradas no dia anterior.

No Sábado Santo (30), dom Paulo Jackson celebra a Vigília Pascal às 18h na catedral. No pátio externo da catedral, uma fogueira é montada.

No Domingo de Páscoa (31), o arcebispo celebra a Santa Missa da Páscoa também na catedral, às 9h. 


Domingo de Ramos nas paróquias:

Igarassu:

Paróquia dos Santos Cosme e Damião
Procissão Saindo do Convento Santo Antônio seguindo para a Matriz dos Santos Cosme e Damião, onde será celebrada a missa.
Missa às 19h, presididas pelo padre Josivan Bezerra

Recife:

Domingo, dia 24, bênção dos ramos e missa na matriz às 17h e 19h.
Obs: haverá procissão apenas na missa das 17h (bênção dos ramos às 16h50, com procissão saindo do salão paroquial para a matriz)

Paróquia São Sebastião – Vasco da Gama

Procissão de Ramos saindo às 17h do Largo Dom Luiz – próximo à subida do Morro da Conceição, em direção à igreja matriz (Rua Vasco da Gama, 503, Vasco da Gama)
Missa às 18h presidida por Pe. Paulo Dutra

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL