Diario de Pernambuco
Busca

Compaz

Compaz Paulo Freire, no Ibura, Zona Sul do Recife, é inaugurado

A nova unidade irá atender moradores dos bairros Ibura, Jordão, Cohab e Barro

Publicado em: 02/03/2024 16:50

 (Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)
Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife

O Recife inaugurou mais um Centro Comunitário da Paz (Compaz) neste sábado (3). O Compaz Paulo Freire fica localizado no bairro do Ibura, na UR-01, e vai levar educação, esportes, lazer, serviços e oportunidades para a comunidade local. 

O novo Compaz irá oferecer serviços prioritários de atendimento básico, como Procon, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Central de CadÚnico, Junta Militar e Atendimento à Mulher. 

Além disso, o espaço vai proporcionar projetos para fortalecer o aspecto social e também pedagógico, voltados para a cidadania e combate à violência, através de salas de estudos no contraturno escolar, Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC), espaço de apoio para bebês, atividades esportivas e culturais, danças, artes e multidisciplinares, auditório e mirante.  

O investimento para esta unidade foi de R$ 10,8 milhões e ela deve atender 20 mil pessoas mensalmente, entre elas moradores dos bairros Ibura, Jordão, Cohab e Barro (RPAs 5 e 6). O espaço possui mais de 3 mil m².

O Compaz também conta com um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), um laboratório da Primeira Infância e dois espaços de convivência. Parte do investimento no equipamento contou com apoio da Caixa Econômica Federal e emenda parlamentar do secretário-executivo do Ministério da Previdência Social e ex-deputado federal, Wolney Queiroz.

"Equipamento de qualidade na área de formação técnica, de assistência e cuidados da primeira infância, biblioteca de primeira, psicólogo, área para cultura, práticas esportivas. É o que há de melhor em qualidade aqui na periferia”, afirmou o prefeito João Campos.

Em fevereiro, a Rede Compaz foi reconhecida com o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, destacando-se como iniciativa exemplar que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. 

"Isso é um equipamento maravilhoso. Agora os meus netos, em vez de estarem o tempo todo em telas, grudados, terão uma ocupação prática aqui dentro. Tem tudo para ser maravilhoso. Em vez de a gente precisar ir para longe, aqui a gente já vai resolver tudo, com tudo de graça e atendimento muito bom", comemorou Verônica da Fonseca, 61 anos. "Estávamos precisando de algo assim no Ibura. É nota dez".

Na cerimônia de inauguração do novo equipamento, estiveram presentes o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira; o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Felipe Sampaio; Maria de Fátima Freire, filha do educador Paulo Freire, entre outros.

"Tudo isso aqui é um exemplo. O Compaz já serve como exemplo para a política nacional à medida que o novo PAC traz a previsão de construção de um programa diretamente inspirado nessa iniciativa da Prefeitura do Recife. E outra coisa, fico muito feliz do nome desse Compaz ser Paulo Freire. Isso mostra que o nosso país está retomando a sua vocação para a solidariedade e resgatando o nome de um homem que é fundamental para a história do Brasil, um farol ético, e que foi tão vilipendiado nos últimos anos pelo extremismo e pelo ódio. Estar num lugar com equipamento tão maravilhoso, de vida comunitária, com esse nome, serve de inspiração para a vida nacional, para as políticas que faço no ministério, para as políticas do presidente Lula", disse o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida.

Rede Compaz

O Compaz é um centro de convivência com proposta político-pedagógica que visa prevenir a violência nas comunidades com foco em políticas públicas de infraestrutura urbana, mobilidade urbana, serviços e equipamentos públicos sociais, além de habitação social. 

A iniciativa já foi premiada pela ONU e serve de referência para outros projetos no Brasil. O Governo Federal anunciou que pretende levar o Compaz para outras regiões do país.

Ao todo, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi relançado pelo presidente Lula, vai contemplar a construção de 40 Centros Comunitários em todo o Brasil.
Tags: ibura | recife | compaz |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL