Diario de Pernambuco
Busca

Arborização

Avenida Caxangá recebe 150 novas árvores

O Programa Via Jardim promove arborização de grandes vias da cidade. Até agora foram 1.251 árvores plantadas

Publicado em: 11/03/2024 16:12

As árvores plantadas na avenida são da espécie Resedá Rosa (Lagertroemia indica) (Foto: Helia Scheppa/PCR)
As árvores plantadas na avenida são da espécie Resedá Rosa (Lagertroemia indica) (Foto: Helia Scheppa/PCR)

A Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife, recebeu 150 árvores através do Programa Via Jardim, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) do Recife.

O plantio de árvores contribui com a estabilidade microclimática, conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente ecologicamente equilibrado.

As árvores plantadas na avenida são da espécie Resedá Rosa (Lagertroemia indica). Estas árvores colaboram com a atração de aves e servem de abrigo para estes animais. De acordo com a prefeitura, 1.500  árvores adultas serão plantadas nas principais avenidas da capital. 

Destas, 1.251 já foram plantadas nas avenidas Agamenon Magalhães (150 árvores), Norte (122), Recife (100), Mascarenhas de Moraes (100), Domingos Ferreira (100), Rui Barbosa (21), Rosa e Silva (35), Professor José dos Anjos (145), Visconde de Jequitinhonha (215), Conselheiro Aguiar (60), Arquiteto Luiz Nunes (34) e a venida. Pinheiros (40).

As espécies selecionadas seguem a mesma cor de floração para cada localidade e são nativas do bioma Mata Atlântica e, com isso, ajudam na diversidade de espécies da flora local. 

Segundo a prefeitura, desde 2022 o  plantio de árvores no Recife atende ao novo padrão de arborização, que apresenta diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 centímetros. Essa ação garante árvores mais robustas e mais fortes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL