Diario de Pernambuco
Busca

Prêmio

Unidade de AVC do Hospital da Restauração recebe certificado pelos resultados positivos

HR foi um dos 25 hospitais do Brasil reconhecidos pela qualidade na assistência aos pacientes com AVC agudo

Publicado em: 19/02/2024 18:35 | Atualizado em: 19/02/2024 18:40

O Hospital da Restauração foi uma das 25 unidades de saúde brasileiras premiadas (Foto: Divulgação/SES)
O Hospital da Restauração foi uma das 25 unidades de saúde brasileiras premiadas (Foto: Divulgação/SES)

Os resultados alcançados pela Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que funciona no Hospital da Restauração (HR), no Recife, garantiram um prêmio internacional para a saúde do estado. O setor recebeu o certificado de “status Gold” da Iniciativa Angels, que ajuda hospitais do mundo todo a se tornarem preparados para os atendimentos do AVC agudo. 

“O prêmio conquistado é um reconhecimento pelo trabalho em equipe e uma prova de que, com organização e comprometimento, o SUS consegue oferecer assistência de qualidade com padrões internacionais aos pacientes. O prêmio evidencia o quanto o HR salva vidas”, afirmou a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti.

Para entregar o prêmio, o programa avaliou o período de internação e os protocolos utilizados na assistência aos pacientes como o tempo em que são realizados os exames necessários e em que o paciente é submetido à trombólise, a coleta dos dados com detalhes sobre o histórico de comorbidades dos pacientes, entre outros. 

O HR recebeu avaliações positivas relacionadas ao tempo médio de internação, que ficou abaixo da média nacional, à marcação das comorbidades e à melhora na evolução dos sintomas das sequelas do AVC.

O Hospital da Restauração foi uma das 25 unidades de saúde brasileiras premiadas, sendo um dos três hospitais públicos com administração do Estado.

No Brasil, 175 hospitais participam do monitoramento dos indicadores de qualidade da Iniciativa Angels. No último trimestre de 2023, apenas 25 deles foram premiados (entre Diamante, Platina e Ouro), e o HR foi um dos que recebeu a certificação. Desse total, 7 são hospitais privados; 15 são públicos administrados por Organização Social e apenas 3 são instituições públicas com administração própria - entre eles o Hospital da Restauração.

“Sempre íamos aos congressos e víamos hospitais do Brasil recebendo as premiações e olhávamos para o HR e víamos que se organizássemos também podíamos ter um bom padrão de qualidade. Após a fase crítica da pandemia, no final de 2022, começamos a perseguir as melhorias, através do rastreador de qualidade, e fomos fazendo os ajustes. Agora, um ano depois, colhemos o primeiro fruto do nosso trabalho”, disse a médica neurologista e coordenadora da unidade de AVC do HR, Ana Dolores.

De acordo com o diretor geral do HR, Petrus Andrade Lima, além do reconhecimento pela qualidade na assistência, o status Gold abre ainda novos horizontes para o serviço. “Enquanto instituição de formação de novos profissionais, o certificado também abre a Unidade de AVC para a realização de novos estudos e ainda evidencia que o nosso serviço está preparado para executar tratamentos mais modernos para o AVC agudo”, afirmou 
 
A Iniciativa Angels é uma ação de cuidados de saúde que ajuda hospitais a estarem capacitados para lidar com pacientes que sofreram um AVC.

HR é referência no tratamento de AVC
 (Foto: Reprodução/Facebook)
Foto: Reprodução/Facebook

O Hospital da Restauração é uma das unidades de referência na rede de saúde de Pernambuco para o tratamento do AVC isquêmico - assim como o Hospital Pelópidas Silveira, no Curado, e o Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. 

A Unidade de AVC do HR funciona na Emergência Clínica e, em 2023, completou dez anos de atividade. O principal tratamento feito no HR é a Trombólise, procedimento que faz parte do protocolo padrão para os casos de AVC agudo. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Balanço da Unidade de AVC do HR

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no ano de 2023 a Unidade de AVC do Hospital da Restauração realizou 258 trombólises, procedimento que utiliza um medicamento para dissolver o coágulo, e que faz parte do protocolo padrão, para os casos de AVC agudo. 

Esse número representa um aumento de 98,5% em relação a 2022. Cerca de 90% das trombólises realizadas pela equipe do HR foram finalizadas sem nenhuma intercorrência.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL