Diario de Pernambuco
Busca

FOGO

Teatro Valdemar de Oliveira já foi atingido por incêndio durante peça; relembre

O incêndio desta quarta-feira (7) não foi o primeiro a atingir o Teatro Valdemar de Oliveira

Publicado em: 07/02/2024 12:53 | Atualizado em: 07/02/2024 13:20

Incêndio atingiu teatro em 1980 (Reprodução)
Incêndio atingiu teatro em 1980 (Reprodução)
O incêndio desta quarta-feira (7) não foi o primeiro a atingir o Teatro Valdemar de Oliveira, no bairro da Boa Vista, na área Central do Recife. O equipamento cultural, que estava fechado e enfrentava um intenso processo de degradação nos últimos quatro anos, já havia sido destruído pelo fogo em 1980 durante uma apresentação.
 
 (Foto: Arquivo)
Foto: Arquivo
 

“Incêndio provocado por curto-circuito na luz negra do palco destruiu, ontem à tarde o teatro Valdemar de Oliveira na ocasião em que era ensinada a peça infantil 'Maria minhoca' tendo o público, aproximadamente 100 pessoas, conseguido abandonar o recinto sem que houvesse pânico”, noticiou o Diario em 20 de outubro de 1980.

“Apesar dos esforços dos bombeiros, o Teatro Valdemar de Oliveira foi destruído durante o incêndio irrompido durante o espetáculo”, dizia a legenda da foto do incêndio no jornal.

O espaço foi reconstruído e reabriu em 20 de dezembro de 1987, com a presença do ator Paulo Autran.

Abandono 

Inaugurado em 1971, o teatro, que já foi um dos mais importantes do estado, suspendeu as atividades com a chegada da pandemia de Covid-19, em 2020. Cinco anos antes, o local foi interditado após o Corpo de Bombeiros identificar irregularidades como poucos extintores, sendo alguns fora da validade, falta de um projeto de segurança, rota de fuga obstruída, falta de iluminação e sinalização de emergência. Após reforma, reabriu em 2018.
 
No final do mês de maio de 2023, o Valdemar de Oliveira foi invadido, roubado e depredado. Foram levadas telhas de amianto. Com a água da chuva acumulada, o teto cedeu.

Ainda no ano passado, foram roubados compressores dos aparelhos de ar-condicionado do teatro. Tomadas e fios foram arrancados por vândalos. Eles também levaram ventiladores, bebedouro e troféus.
 
 (Foto: Romulo Chico)
Foto: Romulo Chico
 

Investigação
 
O incêndio desta quarta atingiu cadeiras e entulhos. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas nem necessidade de acionar a Defesa Civil.
 
 (Foto: Romulo Chico)
Foto: Romulo Chico
 
 
Em nota, a Polícia Civil informou que vai investigar a causa do incêndio. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL