Risco ambiental
Operação fecha ponto de reciclagem clandestino e flagra descumprimento de normas sanitárias
Ação foi realizada pela prefeitura em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 29/02/2024 08:46
![]() |
Pontos de reciclagem clandestinos podem ter focos de mosquito da dengue (Foto: Prefeitura do Recife ) |
Pontos clandestinos de reciclagem foram alvo de fiscalização da Prefeitura do Recife.
A operação aconteceu em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.
Durante a ação, foram lavrados dois termos circunstanciados de ocorrência (TCO) por infração de medida sanitária preventiva, além de apreendidos materiais irregulares que lotaram cinco caminhões.
Segundo a administração municipal, um dos estabelecimentos também foi fechado por não cumprir normas sanitárias.
A ação foi feita pela Secretaria Executiva de Contro-le Urbano (Secon) na terça-feira (27).
Ela também teve participação da Vigilância Ambiental, Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Guarda Municipal, além das Polícias Militar Civil.
Como foi
A ação conjunta, realizada na Ave-nida Visconde de Jequitinhonha e na Rua Coronel Benedito Chaves, teve caráter multidisciplinar.
“Tanto conseguimos trabalhar o ordenamento urbano, já que os estabelecimentos ocupavam de forma irregular o passeio público, obstruindo a mobilidade, como também a questão sanitária, uma vez que esse tipo de estabelecimento não costuma respeitar, por exemplo, a dis-posição dos equipamentos, facilitando a proliferação do mosquito Aedes ae-gypti”, explica a secretária executiva de Controle Urbano, Marta Lima.
Os TCOs lavrados na Delegacia de Boa Viagem foram relativos ao artigo 268 do Código Penal - infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, cuja pena pode ser de detenção de um mês a um ano, além de multa.
“Pretende-mos estender essa ação para outros locais da cidade. É interessante o ca-ráter multidisciplinar de combater a dengue, uma preocupação nacional dos dias atuais, e conseguir melhorar a acessibilidade da população”, co-menta Marta Lima.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS