Diario de Pernambuco
Busca

ATENDIMENTO

Jaboatão lança projetos em Unidades de Saúde da Família; saiba mais

Iniciativa pretende atender necessidades de moradores de comunidades

Publicado em: 27/02/2024 09:54 | Atualizado em: 27/02/2024 10:40

Atendimentos de saúde serão realizados em comunidades de Jabotão  (Foto: Chico Bezerra/Divulgação )
Atendimentos de saúde serão realizados em comunidades de Jabotão (Foto: Chico Bezerra/Divulgação )
Para atender a necessidades dos moradores de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na área da saúde, a prefeitura lança, nesta terça-feira (27), os projetos Pulsar e Previna-se, em algumas das Unidades de Saúde da Família (USF). 

A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.
 
A meta é melhorar o atendimento aos moradores. Foi montado um cronograma para o cidadão poder acompanhar os dias, horários e locais que serão contemplados.
 
Como será

O Projeto Pulsar, que começa na Regional 1 (Jaboatão Centro), destina-se a pessoas com diabetes e hipertensão arterial que não buscaram acompanhamento médico há mais de seis meses, garantindo que os pacientes recebam o cuidado necessário por meio de uma busca ativa. 

O Projeto Previna-se que inicia na Regional 4 (Muribeca) e na Regional 7 (Guararapes),  pretende estimular o exame citopatológico do colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos que não realizaram acompanhamento médico há mais de três anos. A ação tem como objetivo  prevenir o câncer do colo do útero, através da mobilização das equipes de saúde da família para a busca ativa dessas usuárias.

A secretária de saúde de Jaboatão, Zelma Pessoa destacou a importância dessa ação na comunidade.
 
"Ambos os projetos serão implementados em várias USFs em diferentes áreas do município, com datas específicas para cada região, garantindo uma cobertura abrangente. Destacamos o compromisso da gestão municipal em intensificar esforços para alcançar essas pessoas", pontuou.

Tanto o Projeto Pulsar quanto o Projeto Previna-se estarão em algumas USFs nas diferentes áreas do município. 

Veja locais

O Pulsar iniciará na USF da Regional 1 (Jaboatão Centro) no período de 27 de fevereiro a 5 de março. Entre os dias 6 e 13 de março, as ações serão concentradas nas USFs da Regional 2 (Cavaleiro). 

As USFs da Regional 4 (Muribeca) e Regional 7 (Guararapes) receberão o projeto nos dias 14 a 22 de março. 

Já na Regional 3 (Curados) e a Regional 5 (Prazeres) as USFs serão atendidas entre os dias 02 e 09 de abril. Por fim, o Projeto Pulsar estará presente nas Unidades de Saúde da Família da Regional 6 (Praias) entre os dias 10 e 17 de abril.

Projeto Previna-se

O Previna-se começa em algumas unidades da USF da Regional 4 (Muribeca) e da Regional 7 (Guararapes), no período de 27 de fevereiro e 05 de março. Entre os dias 06 e 13 de março, as ações serão concentradas nas USFs da Regional 3 (Curados) e da Regional 5 (Prazeres). 

As Unidades de Saúde da Família da Regional 6 (Praias) serão contempladas entre os dias 14 a 22 de março. A Regional 2 (Cavaleiro) terá as USFs atendidas de 02 e 09 de abril. Por fim, as USFs contempladas pelo Projeto Previna-se estarão presentes na Regional 1 (Jaboatão Centro) entre os dias 10 e 17 de abril. 

Os interessados podem acompanhar o calendário completo das USFs que irão receber ambos os projetos no site oficial da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, disponível aqui (www.jaboatao.pe.gov.br.)

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL