Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Jaboatão ganha primeiro Ambulatório de Ensino e Serviços do Nordeste

Equipamento vai ofertar consultas nas áreas de psicologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, mastologia e dermatologia

Publicado em: 20/02/2024 12:44 | Atualizado em: 20/02/2024 15:06

Espaço funcionará de segunda a sexta, das 7h às 17h (Foto: Matheus de Britto / Secom)
Espaço funcionará de segunda a sexta, das 7h às 17h (Foto: Matheus de Britto / Secom)

O município do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, inaugura, nesta terça-feira (20), às 17h, o primeiro Ambulatório Especializado em Ensino e Serviços (AEES) do Nordeste, localizado no bairro de Prazeres.

De acordo com a gestão, a unidade de saúde será referência para o atendimento ambulatorial. Com investimentos na ordem de R$ 12 milhões, o espaço funcionará de segunda a sexta, das 7h às 17h, tendo à disposição 15 médicos por turno.

A previsão é que sejam realizados 1.370 atendimentos por mês no equipamento, que vai ofertar, inicialmente, consultas nas áreas de psicologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, mastologia e dermatologia. Posteriormente, deverão ser implantados serviços de raios-x, ultrassonografia e atendimento de farmácia.

“Além dos atendimentos em nível ambulatorial, o AEES também conta com auditório e salas de estudo, proporcionando um ambiente rico para o estudante se desenvolver e se aperfeiçoar enquanto profissional”, ressalta a secretária de Saúde Zelma Pessôa.

A iniciativa é custeada pelo Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES), realizado entre a Afya Faculdade de Ciências Médicas e a Secretaria de Saúde do Município.

"O ambulatório é uma inovação, pois é de assistência médica e acadêmico na assistência ao município. Então, além dos serviços ofertados à população via SUS, o ambulatório também será um espaço para desenvolvermos atividades de ensino, pesquisa e extensão", afirma Vanessa Piasson, diretora-geral da Afya Jaboatão.

Assim como acontece na regulação para atendimento em especialidades no SUS, os atendimentos no AEES Jaboatão acontecem a partir do encaminhamento da Unidade Básica de Saúde, com a marcação das consultas ou exames de forma regulada e acompanhada através do aplicativo De Olho na Consulta, da Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL