Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Inauguração de Creche Escola marca volta às aulas na rede pública do Recife

A abertura da nova unidade na Zona Norte é a primeira entre outras unidades que estão programadas para fevereiro

Publicado em: 03/02/2024 06:40

Alunos da rede municipal do Recife voltam às aulas  (Foto: Arquivo )
Alunos da rede municipal do Recife voltam às aulas (Foto: Arquivo )
A volta às aulas na rede municipal do Recife, na segunda (5), será especial para moradores da Zona Norte. 

Na Campina do Barreto, a recepção aos estudantes  contará com a  inauguração da Creche Escola Municipal Dorgiane dos Santos Xavier Souza.

A unidade, que  será entregue pela Prefeitura do Recife, é um pleito antigo da comunidade escolar da região. 

A abertura dela  reafirma o compromisso da atual gestão em ampliar a oferta de vagas em creches. 

Atualmente, a rede do Recife conta com 389 unidades de ensino, divididas em creches e escolas. 

Conheça a unidade

Com investimentos de R$ 3 milhões, e com capacidade de atender cerca de 190 estudantes (berçário ao grupo V), a nova Creche Escola Municipal Dorgiane dos Santos Xavier Souza conta com mais de 700m² de área construída e dispõe de estrutura dividida em salas de aulas; sala multiuso; sala dos professores; diretoria e secretaria; depósito; arquivo; bateria de banheiros masculinos e femininos - adulto, infantil e acessível - cozinha; copa; despensa; lavanderia; rouparia; refeitório; pátio interno; parquinho; e área de serviço com DML. 

A Creche Escola Municipal Dorgiane dos Santos Xavier Souza está localizada estrategicamente ao lado de uma importante praça da região, tornando a unidade de ensino ainda mais atrativa, favorecendo a convivência ao ar livre e a ocupação dos espaços públicos.


Creches

A Creche Escola Municipal Dorgiane dos Santos Xavier Souza faz parte do Programa Infância na Creche, lançado em 2021 e que tem como objetivos principais a qualificação da educação infantil no Recife e a ampliação da oferta de vagas nesta etapa de ensino.
 
O compromisso assumido pela atual gestão municipal - ainda em campanha - é dobrar a oferta do número de vagas em creches (0 aos 3 anos de idade), ou seja, criar 6.500 novas vagas até 2024, cuja meta será alcançada até o final deste ano. 

O Infância na Creche, que representa o maior investimento na educação infantil da história da educação do Recife - em torno de R$ 150 milhões - envolve quatro grandes eixos:
 
Construção de novas unidades;
Ampliação de unidades já existentes;
Creches em parceria com instituições sem fins lucrativos;
Construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).
 
Até o momento, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, já registra um aumento de aproximadamente 80% do número de vagas em creches.

Além da ampliação de vagas, estão sendo contratados novos profissionais e realizadas melhorias nos materiais pedagógicos e na qualidade das atividades realizadas nas creches municipais do Recife.
 
Além da criação destas novas vagas em creche, um passo muito importante para a educação do Recife, a rede do Recife comemora também a criação de cerca de 3.400 novas vagas para a etapa de pré-escola, etapa que contempla estudantes com quatro e cinco anos de idade.
 
No início da gestão, em 2021, a rede do Recife contava com 13.224 vagas e, para este início de ano letivo, a rede dispõe de 16.620 vagas para a pré-escola. Vale ressaltar que não há uma meta definida para esta etapa (pré-escola), mas há também um grande trabalho com foco na ampliação da oferta de vagas.
Tags: creche | escola | recife | educação |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL