Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE E INCLUSÃO

Ibura será palco da 2ª edição da Corrida dos Morros

O prefeito João Campos lançou oficialmente o evento na manhã desta terça-feira (27) no Compaz Paulo Freire

Publicado em: 27/02/2024 12:15

O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Esportes (SESP), e a Central Única das Favelas (CUFA) (Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife)
O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Esportes (SESP), e a Central Única das Favelas (CUFA) (Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife)
Com o propósito de unir comunidades e promover a inclusão por meio do esporte, o bairro do Ibura, situado na Zona Sul do Recife, receberá a tão aguardada 2ª edição da Corrida dos Morros, marcada para o dia 20 de abril. 

O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Esportes (SESP), e a Central Única das Favelas (CUFA) com realização da Agência Prensa. O projeto Corrida dos Morros busca não apenas celebrar a cultura local e o esporte, mas também impulsionar a economia e combater as desigualdades sociais.

No Compaz Paulo Freire, no Ibura, na manhã desta terça-feira (27), o prefeito do Recife João Campos anunciou a 2ª edição da Corrida dos Morros.

"A gente sabe como é importante trazer a corrida para a periferia da cidade. Já existem diversos atletas amadores que fazem esse tipo de atividade, mas, normalmente, os circuitos tradicionais passam pelas áreas centrais da cidade. Quando foi feita a primeira edição da corrida na Zona Norte, a gente viu o sucesso que foi e como é importante a gente trazer para a Zona Sul da cidade também. Então, a gente está aqui no Compaz do Ibura para anunciar essa nova edição da Corrida dos Morros que vai ser na Zona Sul da cidade", declarou João Campos. "A corrida vai começar pela ladeira da COHAB, da UR1. Este vai ser o principal ponto de subida do percurso, que todo mundo vai passar. Serão três modalidades: três quilômetros, quatro e oito quilômetros", acrescentou ele.

A corrida promete reunir cerca de 2.000 corredores para enfrentarem os desafiadores percursos de 4 km ou 8 km, além dos participantes da caminhada de 2 km. 

Com concentração prevista para às 6h20 e largada às 7h. O percurso terá início na Praça da Primeira Infância na UR1, percorrendo diversas ruas do bairro, incluindo a famosa ladeira da Cohab e a movimentada Avenida Dois Rios.

Em 2023, a Corrida dos Morros estreou na Zona Norte de Recife, no Morro da Conceição, atraindo milhares de pessoas para as ruas e proporcionando uma manhã repleta de esportes e entretenimento.

A corrida não será o único destaque do evento. A presença de atrações culturais locais trará uma dimensão vibrante, com apresentações no palco e no percurso. 

Além do aspecto esportivo e cultural, o evento se destaca por seu impacto social notável, evidenciando um compromisso genuíno com a comunidade e a inclusão.

Em um gesto inclusivo, será oferecida uma largada exclusiva para pessoas com deficiência (PcD) e portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com benefícios especiais de inscrição, em uma iniciativa organizada pelo Instituto do Autismo (IDA).

De acordo com os organizadores do evento, a Corrida dos Morros tem como objetivo integrar não apenas diferentes regiões do Recife, mas também seus bairros, comunidades e indivíduos, fortalecendo os laços dentro da cidade.

"Para aqueles que já praticam corrida, esta é a oportunidade de testarem suas habilidades em um terreno desafiador, repleto de curvas, subidas e descidas. Para os iniciantes, este é o momento de se aventurarem em um evento totalmente único, que verdadeiramente incorpora o espírito vibrante de nossa cidade", convidou João Paulo Gomes, um dos organizadores do evento.

As vendas já estão abertas, com valores a partir de R$ 112 a inscrição social, com doação de 1 kg de alimento e podem ser feitas através do site oficial do evento. 

Idosos e PCD (pessoas com deficiência) podem realizar a sua compra com o benefício de 50% de desconto da inscrição inteira, garantido por lei.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL