Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Hospital da Pessoa Idosa faz captação de córneas e mostra que doação de órgãos pode acontecer em todas as idades

A elegibilidade para o processo de doação de órgãos e tecidos não é determinada apenas pela idade do paciente

Publicado em: 28/02/2024 09:33

Hospital da Pessoa Idosa fica no Recife  (Foto: Prefeitura do Recife )
Hospital da Pessoa Idosa fica no Recife (Foto: Prefeitura do Recife )
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), no Recife, já fez ste ano a captação de cinco córneas, sendo três em janeiro e duas em fevereiro.  

De acordo com Simone Freitas, enfermeira da comissão da unidade, pessoas idosas podem ser doadoras de órgãos e tecidos, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

 "A elegibilidade para doação não é determinada apenas pela idade, mas também por outros fatores como a condição de saúde geral do doador e a viabilidade dos órgãos ou tecidos", destaca. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que, atualmente, mais de 42.100 pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil. A recusa da família ainda é um dos maiores entraves na captação de órgãos e tecidos que podem ajudar milhares pacientes. Por isso a importância de ampliar o debate sobre o tema. 

Captação

As córneas só podem ser doadas após o falecimento, tendo como um dos critérios de doação a autorização da família. 
Pela idade, estão elegíveis pessoas entre 10 e 75 anos. No HECPI, a média de idade dos pacientes, que se tornaram doadores, varia entre 60 e 75 anos. 

Também é importante desmistificar a ideia de que doenças oculares impossibilitam a doação das córneas. São elegíveis pacientes com miopia, hipermetropia e astigmatismo; já tenham tido conjuntivite; usem óculos ou lentes de contatos; e tenham algum câncer que não seja leucemia, linfoma ou câncer no olho. 

"Com o avanço da idade, algumas condições médicas crônicas podem afetar outros órgãos, tornando-os menos adequados para transplante. As córneas, por sua vez, podem permanecer relativamente saudáveis e adequadas para transplante mesmo em idades mais avançadas, desde que atendam aos critérios de qualidade estabelecidos", explica Simone. 

A todo, a CIHDOTT do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa já realizou 19 captações desde maio de 2022.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL