Diario de Pernambuco
Busca

SUS

Hospital adota rotina de banho de sol para pacientes internados em UTI

Pelópidas Silveira recebe pacientes graves nas especialidades de neurologia, neurocirurgia e cardiologia

Publicado em: 16/02/2024 13:39 | Atualizado em: 16/02/2024 14:39

Pacientes tomam banho de sol  (Foto: Divulgação )
Pacientes tomam banho de sol (Foto: Divulgação )
Garantir a  assistência humanizada para os pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das ações adotadas pelo Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Recife. 
 
Semanalmente, pacientes internados nas unidades de Terapia Intensiva (UTI) da Neurologia e Cardiologia, que estão estáveis e apresentam boas condições clínicas, podem sair de seus leitos, sempre acompanhados por profissionais de saúde. 
 
Esses momentos são para o banho de sol ao ar livre, na área externa da unidade, ou um passeio pelos corredores para admirar a paisagem através das janelas, caso não possam sair do ambiente hospitalar por motivos clínicos.  

O banho de sol regular faz parte da proposta dos Cuidados Interdisciplinares do Hospital Pelópidas Silveira, que tem atuado, cada vez mais, por um trabalho humanizado voltado para o bem-estar físico e psicológico dos pacientes.
 
A programação pode ser realizada até três vezes por semana, a depender da condição física de cada pessoa internada, bem como da dinâmica do serviço. Em alguns momentos, é possível proporcionar encontros com familiares.

"Sempre que possível, as equipes de fisioterapeutas e enfermeiros estão promovendo momentos de banho de sol para os pacientes, quebrando o confinamento que, muitas vezes parece inerente ao internamento hospitalar", explica a diretora de Cuidados Interdisciplinares do HPS, Raphaela Muniz.

""sse tipo de atividade traz novo ânimo para enfrentar os momentos mais difíceis da hospitalização e partimos do princípio de que a cura não envolve apenas a saúde física, mas lida diretamente com questões emocionais e, muitas vezes, existenciais", completou.
 
Conheça a unidade
 
O Hospital Pelópidas Silveira é voltado para atender a alta complexidade, sendo o primeiro hospital do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil voltado, exclusivamente, para receber pacientes graves nas especialidades de Neurologia, Neurocirurgia e Cardiologia.
 
Para isso, conta com uma equipe médica especializada, com larga experiência em Pernambuco, além do suporte de exames especializados, como cateterismo, arteriografia, tomografia, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiografia, eletroencefalograma, entre outros. 

"Os efeitos positivos da terapia de banho de sol já vem sendo tema de estudos científicos na área da Saúde, inclusive, com conclusões animadoras sobre o potencial de promover uma redução do tempo de internação. É preciso lembrar que os pacientes estão longe de casa, sem sua rotina doméstica, em um ambiente novo. Por isso, os benefícios de estar ao ar livre são inúmeros", afirma o coordenador da fisioterapeuta, Djacyr Viana, com relação aos benefícios associados ao banho de sol.
Tags: hospital | sus | pelópidas | silveira | recife | banho | de | sol |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL