Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval

Carnaval 2024: folia no interior de Pernambuco foi marcada por diversidade cultural e opções para todos os públicos

Cada município celebrou o período carnavalesco de uma maneira única e atrair públicos diversos

Publicado em: 14/02/2024 12:40

Bezerros tem o terceiro maior carnaval do estado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bezerros)
Bezerros tem o terceiro maior carnaval do estado (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bezerros)

O carnaval de 2024 chegou ao fim e foi marcado por grandes apresentações culturais, shows e blocos. No interior de Pernambuco, a folia mobilizou milhões de foliões, principalmente nos municípios de Bezerros, Garanhuns, Triunfo e Pesqueira, que tiveram uma programação recheada de frevo, brega, sertanejo, forró, jazz, blues e cultura popular.

Bezerros

O Carnaval do Papangu, o terceiro maior do estado, em Bezerros, arrecadou R$ 2,4 milhões somente com patrocínio e apoio, de acordo com a gestão municipal. Artistas como  Zé Vaqueiro, Mari Fernandez, Ávine Vinny e Conde Só Brega, Elba Ramalho, Grupo Revelação, Priscila Senna e Lenine garantiram a folia nos dias de festa. O carnaval de Bezerros é encerrado oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas com o Bloco Bacalhau do Lula Vassoureiro.

A força do carnaval de Bezerros proporcionou o reconhecimento da figura do Papangu como um Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Além disso, o município promove anualmente um concurso para eleger o melhor Papangu do carnaval.

Pesqueira

O carnaval de Pesqueira é conhecido pela tradição dos Caiporas, que são as pessoas que se fantasiam e saem pelas ruas do município durante o período carnavalesco. As máscaras usadas por estas pessoas são feitas de estopa e cobrem toda a cabeça e uma parte do corpo. Na edição deste ano, o desfile dos Caiporas foi realizado na terça-feira de carnaval.

Além disso, a festa promoveu shows de Raphaela Santos, Marron Brasileiro, Lipe Lucena e Henry Freitas.

Triunfo

O Carnaval dos Caretas de 2024, promovido em Triunfo, reuniu milhares de foliões entre os dias 9 e 14 de fevereiro. A festa na cidade localizada no Sertão do Pajeú teve diversos blocos e apresentações musicais como Raphaela Santos, Grupo Revelação, Alcymar Monteiro e Banda Vizzu.

O carnaval de Triunfo também homenageou figuras importantes que contribuíram com a promoção da cultura do município, o primeiro é um folião que se fantasia de careta desde os 13 anos e a outra uma agricultora que produz as comidas vendidas nas festas da cidade.

Garanhuns
Festival de Jazz é voltado para público que foge dos grandes polos carnavalescos (Foto: Hilton Marques/Secom)
Festival de Jazz é voltado para público que foge dos grandes polos carnavalescos (Foto: Hilton Marques/Secom)

O tradicional Festival de Jazz foi promovido em Garanhuns trazendo a apresentação de mais de 40 artistas nacionais e internacionais. Os shows de  jazz, blues, erudito, música instrumental e MPB foram promovidos gratuitamente para o público na Praça Mestre Dominguinhos. Neste ano, o evento promoveu um tributo ao pianista Ray Charles.

Na edição de 2024, artistas como Roberta Campos, Nasi, André Youssef, Rodrigo Morcego Trio, Gilson Peranzzetta e Marcel Powell subiram no palco para trazer clássicos do blues, MPB e jazz.

O Garanhuns Jazz Festival 2024 é promovido pela Prefeitura de Garanhuns com a curadoria de Giovanni Papaléo Produções Musicais, produção executiva de Jackson Rocha, da Promundo, e apoio do Governo do Estado de Pernambuco.

Vitória de Santo Antão

O carnaval de Vitória de Santo Antão foi uma boa opção para o folião que optou por passar o período carnavalesco no interior do estado. A festa foi realizada entre os dias 9 e 13 e reuniu nomes como os maestros Forró e Spok, Almir Rouche e Marrom Brasileiro.

Neste ano, o carnaval de Vitória homenageou o Clube de Fados Taboquinhas e ao Clube Misto Urso Branco, que celebram 100 anos de história, além dos carnavalescos Toinho do Atelier, Carlos Freire, Lula Damião e Edvaldo Melo (Ratinho), que faleceram recentemente.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL