Diario de Pernambuco
Busca

Reprodução em cativeiro

Filhote de coruja é nova atração do zoológico de Dois Irmãos

Essa é uma espécie que tem hábitos diurnos e que prefere estar em solo

Publicado em: 25/02/2024 18:58

Coruja é nova atração do zoo  (Foto: Divulgação)
Coruja é nova atração do zoo (Foto: Divulgação)
O Parque de Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife, ganhou uma moradora que promete chamar bastante a atenção da criançada. 

O zoológico registrou o nascimento de uma bebê coruja-buraqueira.  
 
Essa é  uma espécie que tem hábitos diurnos e que prefere estar em solo. 
 
A chegada do novo bichinho, que é conhecido por construir seus ninhos em cavernas no chão, é tratada pela direção do Parque como um indicativo de sucesso nos cuidados e bem-estar do animal, que garante a possibilidade do processo reprodutivo. 
 
Segundo a direção do equipamento ambiental, durante muito tempo, havia apenas um animal dessa espécie no Parque Dois Irmãos. 
 
Após a chegada de uma fêmea, ocorreu um processo de adaptação e, de maneira natural, os dois animais se reproduziram. 

"Todo nascimento aqui no parque é muito celebrado, pois a reprodução é um dos principais indicativos de bem-estar animal. Outro dado importante é o filhote ser cuidado pelos próprios pais, o que confirma que estamos realizando um bom trabalho com os animais sob nossos cuidados", destaca o técnico do parque, Juvenal Damasceno.


Sobre a coruja-buraqueira 

Diferentemente de outras aves de rapina, a coruja-buraqueira faz seus ninhos em cupinzeiros, buracos de tatu e ou até na areia, em regiões litorâneas. 
 
A espécie costuma cavar túneis de até dois metros e forrar o fundo com capim seco. 

Após a postura do ovo, a fêmea realiza a incubação por um período de 28 a 30 dias. Já o macho tem a responsabilidade de prover alimento e proteger os futuros filhotes, além de cuidar do filhote durante o período que estão no ninho.

Tags: filhote | coruja | recife | zoo | animal |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL