Diario de Pernambuco
Busca

Evento

Festa que homenageia "Heroínas de Tejucupapo" é realizada em abril, em Goiana

Gratuito, evento acontece entre os dias 24 e 28, no distrito de Tejucupapo, onde mulheres venceram batalha histórica

Publicado em: 21/02/2024 13:20 | Atualizado em: 21/02/2024 17:14

Diogo, Luzia, Noronha e o secretário Roberto Pereira falaram sobre a festa  (Foto: DP)
Diogo, Luzia, Noronha e o secretário Roberto Pereira falaram sobre a festa (Foto: DP)
Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, vai celebrar a Batalha das Heroínas de Tejucupapo de 24 a 28 de abril deste ano.

Gratuita, a 31ª festa que homenageia essas "heroínas" será realizada em Tejucupapo, distrito de Goiana. 
 
O evento contará com uma programação diversificada, que inclui concurso de beleza, de dança, passeio ciclístico, teatro e shows.
 
Em 23 de abril de 1646, aconteceu a vitória na batalha, que é considerada a primeira na história brasileira protagonizada por mulheres, dando início a lutas pela liberdade do Brasil.

Visita
 
Nesta quarta (21), representantes da secretaria de Turismo da cidade visitaram o Diario de Pernambuco para falar sobre a 31ª Festa da Batalha das Heroínas de Tejucupapo.
 
O secretário de Turismo de Goiana, Roberto Pereira, convesrou com o diretor comercial do Diario, Diogo Noronha.
 
Pereira estava acompanhado por Diogo Rodrigues, coordenador do Teatro Heroínas de Tejucupapo, e Luzia Maria, presidente da Associação Heroínas de Tejucupapo.
 
Como será

A festa é promovida pela Associação Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo, com apoio da Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural.

A programação do Polo 1 será realizada na frente da sede da associação e começa às 19h da quarta, 24 de abril. Também haverá um passeio ciclístico em homenagem às heroínas, com saída às 8h, do Trevo de Tejucupapo.
 
O ponto alto da festa é o tradicional espetáculo teatral “Batalha das Heroínas de Tejucupapo”, que será encenado na sexta (26), às 14h, para os alunos da rede municipal de ensino.
 
No domingo (28), às 14h, o evento será para o público em geral, na Fazenda Megaó – Monte das Trincheiras, em Tejucupapo.
 
O evento conta também com atrações musicais, que se apresentam na Praça Maria Camarão, no centro de Tejucupapo.
 
 A abertura dos shows fica por conta de Raphaela Santos e Xote 10. 

História

Escrita e dirigida por Luzia Maria da Silva desde 1993, a encenação teatral “Batalha das Heroínas de Tejucupapo” resgata a história de luta e bravura das Mulheres de Tejucupapo.

O espetáculo é encenado por atores amadores, naturais de Tejucupapo, na Fazenda Megaó, no Monte das Trincheiras em Tejucupapo.
 
Nesse local, ocorreu o confronto entre os holandeses e as heroínas, lideradas por Maria Camarão, Maria Clara, Maria Quitéria e Maria Joaquina.
 
Em 2022, o teatro, que também é considerado o segundo maior teatro ao ar livre de Pernambuco, recebeu o título de Patrimônio Vivo da Cultura do Povo de Pernambuco.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL