Diario de Pernambuco
Busca

Aniversário

Festa de 487 anos do Recife terá Esquadrilha da Fumaça, visitação a navio e muitas atrações; confira

Anivesrário da cidade será comemorado no dia 12 dee março e terá grande programação, segundo a prefeitura

Publicado em: 23/02/2024 08:52 | Atualizado em: 23/02/2024 11:41

Esquadrilha da Fumaça será atração na feta do Recife  (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)
Esquadrilha da Fumaça será atração na feta do Recife (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)
O aniversário de 487 anos do Recife terá um série de atrações. 
A data cai em 12 de março, mas os festejos acontecerão ao longo do mês. 
 
A prefeitura informou, nesta sexta (23), que está preparando a cidade para receber uma programação com direito a atrações no mar, no céu e na terra.
 
Estão confirmadas a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, a presença do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A-149) e a exposição de equipamentos militares. 
 
Algumas ações foram anunciadas depois que a prefeitura fechou a parecria com o Ministério da Defesa e as Forças Armadas do Brasil. 
Outras atividades também integram a ampla programação.

Acompanhado do ministro José Múcio, o prefeito João Campos agradeceu a parceria e a sensibilidade do presidente Lula e do Ministério da Defesa com o Recife, ao contribuir com a celebração do aniversário da cidade. 
 
“No mês do aniversário da nossa cidade, em março, estamos organizando uma série de festividades e, muitas delas, contando com a parceria do Ministério da Defesa e do presidente Lula. Receberemos a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e o maior navio da Marinha brasileira, aberto à visitação”, destacou o prefeito.

O ministro da Defesa, por sua vez, ressaltou a satisfação em colaborar com as festividades em uma data tão especial para a capital pernambucana. “No dia 12 (data do aniversário da cidade), faremos um evento especial com a apresentação da Orquestra Sinfônica; também vamos mostrar ao público esse navio espetacular; e a Aeronáutica vai se apresentar com a Esquadrilha da Fumaça. Nós vamos contribuir e participar da festa, sendo coadjuvantes da felicidade de todos os recifenses”, assinalou José Múcio.

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, sublinhou a importância das celebrações como forma de reconhecimento à importância da capital para o estado e o país. “O Recife sempre liderou o Brasil nos movimentos de independência, constitucionalismo e federalismo. Essas atividades das Forças Armadas, durante o aniversário da cidade, buscam aproximar a população dessas instituições, que desempenham um importante trabalho em prol da sociedade”, pontuou.
 
Como será 

Dentro do contexto de celebração, o céu do Marco Zero, no Recife Antigo, vai receber a encantadora apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça.
 
Os sete aviões A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) vão promover um espetáculo aéreo, com acrobacias, manobras ousadas e piruetas.
 
O evento é gratuito e com duração aproximada de 45 minutos. A data da exibição está marcada para o próximo dia 10 de março.

Seguindo com a agenda de celebrações, o Recife vai recepcionar o maior navio de guerra da Marinha do Brasil: o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140). A embarcação, também conhecida como Capitânia da Esquadra, ficará atracada no Porto Recife no período de 8 a 12 de março e será aberta à visitação gratuita.
 
O NAM “Atlântico” possui mais 200 metros de comprimento (equivalente a um prédio de 40 andares), pode comportar até 1.400 militares quando em missão e tem capacidade para transportar 18 aeronaves em seu hangar e convoo. Entre as suas competências, também é apropriado para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais e em operações de manutenção de paz. 

Concluindo a participação das Forças Armadas no aniversário do Recife, o Exército Brasileiro vai realizar uma Exposição de Material de Emprego Militar no Parque da Macaxeira. A atividade será gratuita e aberta ao público, no período de 15 a 17 de março.
 
História 

A história do Recife é recheada desses acontecimentos que têm importante contribuição na construção da cidade.
 
Entre eles, estão a Revolução Pernambucana (1817), Confederação do Equador (1824), a Batalha de Casa Forte (1645) e a Batalha dos Guararapes (1648 e 1649). 
 
As batalhas relacionadas à luta contra a ocupação holandesa; essa última, contudo, considerada o marco simbólico da origem do Exército Brasileiro.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL