Agricultura familiar
Governo do Estado lança edital de programa para combater insegurança alimentar
Iniciativa fortalece a agricultura familiar e auxilia pessoas em situação de insegurança alimentar
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 05/02/2024 19:20 | Atualizado em: 05/02/2024 23:02
![]() |
O documento foi assinado pela governadora Raquel Lyra em Serra Talhada (Foto: Miva Filho/Secom) |
O edital do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF) foi lançado nesta segunda-feira (5) pelo Governo do Estado. O documento foi assinado pela governadora Raquel Lyra durante evento em uma escola estadual em Serra Talhada, no Sertão.
Por meio do edital, cooperativas e associações da agricultura familiar poderão se habilitar para participar do programa. As entidades habilitadas poderão comercializar seus produtos para o PEAAF, que fará a compra direta dos itens e os destinará para doação a famílias em situação de insegurança alimentar.
"São mais de R$ 17 milhões para garantir a compra dos produtos de trabalhadores do campo. Estamos apoiando o agricultor para que ele possa viver do seu próprio sustento. E não é só isso, nós entregamos essas comidas para associações que têm atendimento às pessoas em alta vulnerabilidade social. Quem planta no campo deve ser respeitado e as pessoas precisam ter a garantia de que vão comer. Esse é o nosso grande intuito", ressaltou a governadora.
Poderão se credenciar para este programa as Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar que tenham Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que são Pessoas Jurídicas e/ou que tenham Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Os 184 municípios do estado receberão 131 kits com batata doce, macaxeira, inhame, laranja, melão e ovos. Esses kits beneficiarão organizações sociais e assistenciais que atendem famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
O apicultor da agricultura familiar Cicero Lima, de 41 anos, falou da importância do programa. "Agradeço por essa iniciativa porque ela representa um crescimento para o município e para todos os agricultores", disse.
Inscrição
As organizações da agricultura familiar interessadas em participar deverão acessar o site da Secretaria de Administração (SAD) para visualização e acesso ao edital, onde será informada a data da sessão presencial para apresentação dos documentos de habilitação e proposta.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS