Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Esmape e Rede D' Or irão realizar o I Encontro Saúde e Longevidade nesta sexta-feira

A entrada é aberta ao público e não tem a necessidade de agendamento

Publicado em: 29/02/2024 19:30 | Atualizado em: 29/02/2024 19:34

O evento acontecerá de forma presencial e será aberto ao público externo e para magistrados e servidores do TJPE sem a necessidade de agendamento (Foto: Divulgação/TJPE)
O evento acontecerá de forma presencial e será aberto ao público externo e para magistrados e servidores do TJPE sem a necessidade de agendamento (Foto: Divulgação/TJPE)

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) realiza em sua sede, nesta sexta-feira (1º), das 9h às 18h, o I Encontro Saúde e Longevidade - Esmape e Rede D’Or. 

O evento acontecerá de forma presencial e será aberto ao público externo e para magistrados e servidores do TJPE sem a necessidade de agendamento. 

O intuito é informar e reforçar a atenção à saúde, dando importância ao bem-estar e à qualidade de vida.

Evento

Serão cinco painéis e uma palestra de encerramento, reunindo alguns dos mais importantes nomes da medicina no Brasil em suas áreas. O evento abordará temas como, Processo de Envelhecimento; Endocrinologia e Nutrição; Saúde Digestiva; Saúde do Homem - Mitos e Verdades; Saúde da Mulher - Mitos e Verdades; e, para encerrar, a palestra Fake News em Saúde: um Problema de Saúde Pública.

Para fins de progressão, os servidores poderão fazer o credenciamento antes do início do evento, pelo site da Esmape ou de forma presencial, antes do início das palestras, no Hall da Esmape. 

Confira a programação: 
 
9h - Abertura do Evento

9h30 - Painel Processo de Envelhecimento

  • Tema: Como Viver até os 100 Anos
Dr. Marcelo Cabral
Coordenador do Serviço de Geriatria e do Programa Longevidade - Hospital Esperança Recife - Rede D’Or; mestre em Ciências da Saúde pela UPE.

  • Tema: Caminhos para o Envelhecimento Bem-Sucedido
Dra. Fátima Knappe
Coordenadora do Serviço de Geriatria e do Programa de Longevidade - Hospital Memorial São José - Rede D’Or; preceptora da Residência de Geriatria do Hospital Getúlio Vargas; mestre em Gerontologia - UFPE.

  • Tema: Longevidade Cerebral: Quando Devo me Preocupar com o Esquecimento?
Dra. Silvana Sobreira
Coordenadora da Neurologia - Hospital Memorial São José e Hospital Esperança Recife - Rede D’Or; preceptora da Residência de Neurologia Hospital do Hospital da Restauração - SUS PE; Mestrado e Doutorado pela UFPE.

10h30 - Intervalo

11h - Perguntas e debates

12h - Intervalo

Tarde

14h - Oficina 1A

  • Painel Endocrinologia e Nutrição (Opção 1)

Dr. Fabio Moura
Especialista em Endocrinologia e Metabologia - Hospital Memorial São José - Rede D’Or; mestre em Ciências da Saúde pela UPE; preceptor da residência em Endocrinologia e Metabologia do IMIP.

Dra. Fabiana Pedrosa
Nutricionista Clínica; especialista em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Materno Infantil - Centros Médicos da Rede D'Or - PE.

14h - Oficina 1B

  • Painel Saúde Digestiva (Opção 2)

Dra. Norma Arteiro
Gastro-Hepatologista - Hospital Memorial São José - Rede D’Or; professora adjunta da UFPE; Doutora em Medicina Tropical pela UFPE.

Dr. Marconi Meira
Chefe da Cirurgia Geral - Hospital Memorial São José - Rede D’Or; mestre em cirurgia abdominal; chefe da Cirurgia do Hospital dos Servidores do Estado de PE.

15h30 - Oficina 2A

  • Painel Saúde do Homem - Mitos e Verdades (Opção 3)

Dr. Leonardo Gomes
Coordenador do Serviço de Urologia - Hospital São Marcos - Rede D’or; Urologista Assistente - Hospital Memorial São José - Rede D’Or; Diretor Geral do SAMU Metropolitano do Recife.


Dr. Tibério Moreno
Coordenador do serviço de Urologia - Hospital Memorial São José - Rede D'Or; membro do Grupo de Cirurgia Robótica - Rede D'Or - PE; Fellowship em Endourologia e Laparoscopia pela Indiana University - EUA; Doutor em Urologia pela USP.

15h30 - Oficina 2B

  • Painel Saúde da Mulher - Mitos e Verdades (Opção 4)

Dra. Simone Carvalho
Coordenadora Médica da Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade - Hospital Memorial São José - Rede D’or; doutora em Ginecologia e Obstetrícia pela UNESP.

Dr. Luiz Lippo
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia - Hospital Memorial São Jose - Rede D’Or; preceptor da Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia - UPE; mestre em Saúde Materno Infantil.

17h - Palestra de Encerramento

  • Fake News em Saúde: um Problema de Saúde Pública

Dr. Raymundo Paraná
Diretor - Hospital Aliança - Rede D’Or Bahia; Titular de Gastro-Hepatologia da UFBA; Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia e da Associação Latino-americana de Fígado.
Tags: Rede D | esmape | saúde | or" |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL