Diario de Pernambuco
Busca

Urbanismo

Com volta às aulas e bloqueio de vias para o Carnaval, trânsito da um "nó" em algumas áreas do Recife

Motoristas precisaram de paciência para poderem chegar aos seus destinos. Escolas e pontos de bloqueios contribuíram para a lentidão

Publicado em: 05/02/2024 09:52 | Atualizado em: 05/02/2024 11:27

Trânsito ficou mais dificil aos pés da alegora do Galo Gigante  (Foto: Romulo Chico/DP)
Trânsito ficou mais dificil aos pés da alegora do Galo Gigante (Foto: Romulo Chico/DP)
Vários pontos de engarrafamentos foram registrados na manhã desta segunda-feira (5), em alguns pontos do Recife. 
 
Com a volta às aulas nas redes públicas estadual e municpal e bloqueios de vias centrais para o Carnaval 2024, o problema ficou ainda maior no tráfego.
 
As ruas e avenidas que cortam bairros como Graças, Espinheiro, Encruzilhada, ficaram completamente travadas, dificultando a vida dos motoristas e passageiros que tentavam chegar ao trabalho.
 
Para piorar, pais de alunos param os carros nas faixas da via para o desembarque dos filhos, atrapalhando a fluidez do trânsito.
 
De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), parar em fila dupla é considerado uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode gerar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, multa de R$ 127,69 e até remoção do veículo.
 
Além disso, nesse retorno às aulas é importante que os pais e responsáveis estejam atentos na hora de contratar o transporte escolar, veículos regulamentados garantem condições de segurança e conforto aos alunos.
 
Ruas do centro estão fechadas por caua do Carnaval  (Foto: Romulo Chcio/DP)
Ruas do centro estão fechadas por caua do Carnaval (Foto: Romulo Chcio/DP)
É importante salientar que por estar em jogo a segurança viária de crianças e adolescentes, a punição para os condutores flagrados fazendo o transporte escolar irregular é a apreensão do veículo e a aplicação de uma multa de R$ 5.866,39.
 
Os pontos de bloqueios instalados para facilitar a mobilidade dos foliões durante o período carnavalesco não registraram bloqueios e seguem fluindo sem retenções, de acordo com a autarquia de trânsito.
 
No entanto, houve registros de longos engarrafamentos no cais de Santa Rita no sentido centro e também na Via Mangue para quem saem da zona sul da cidade.
 
A Ponte Duarte Coelho, uma das priuncipais da cidade, está fechada desde sábado (3) para a ontagem da alegoria do Galo Gigante. 
 
Nesta segunda, os carros circularam com dificuldade na área. Ao todo, 131 linhas de ônibus tiveram roteios alterados. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL