Diario de Pernambuco
Busca

GUERRA DO TRÁFICO

Chega a 11 o número de pessoas detidas por suspeita de envolvimento na guerra pelo domínio do tráfico de drogas em Itamaracá

Dentre as 11 prisões, estão 10 adultos presos e um adolescente apreendido, todos, segundo a polícia, tem envolvimento com facções criminosas que estão em conflito na Ilha

Publicado em: 29/02/2024 16:32 | Atualizado em: 29/02/2024 16:46

O suspeito foi preso em Igarassu, no Grande Recife, após o cumprimento de mandado de prisão preventiva  (Foto: Reprodução/Redes Sociais )
O suspeito foi preso em Igarassu, no Grande Recife, após o cumprimento de mandado de prisão preventiva (Foto: Reprodução/Redes Sociais )

Chegou a 11 o número de pessoas detidas, sendo dez adultos presos e um menor apreendido, por suspeita de envolvimento na guerra pela disputa do domínio do tráfico de drogas em Itamaracá, no Grande Recife, que resultou na morte de crianças na região. 

Nesta quinta (29), um homem de 19 anos foi preso após diligências envolvendo equipes do 26º BPM e da 8ª Delegacia de Homicídios Metropolitana Norte (DPH), em Igarassu, também na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

A confirmação da prisão foi feita por policiais que participaram da captura do suspeito para a equipe do Diario de Pernambuco. 

O homem, identificado preliminarmente como Marcos Vinicíus Guedes de Oliveira, é apontado por integrar uma das duas facções criminosas que estão em conflito pelo território do tráfico de drogas na Ilha, no qual resultou nas mortes de Gael Lourenço do Carmo, de 10 meses, e de Jackson Dantas, de 10 anos, nos dias 17 e 22 deste mês, respectivamente. 

Marcos é acusado de praticar diversos homicídios na região de comunidades da Ilha, como Morro da Fumaça, Biquinha e Chié. 

Ele foi preso após o cumprimento de mandado de prisão preventiva e foi encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça. 

Por meio de nota, a assessoria de Imprensa da Polícia Civil disse apenas que: “A Polícia Civil de Pernambuco informa que, por meio da 8ª Delegacia de Homicídios - Paulista, em operação conjunta com o NI/26ºBPM e o GATI do 26ºBPM, no dia 29 de fevereiro, cumpriu Mandado de Prisão contra um homem de 19 anos . anos, em Igarassu. Após a realização dos procedimentos cabíveis, o indivíduo foi colocado à disposição do Tribunal”. 

Com ele, já chega a 11 o número de suspeitos presos por envolvimento no cometimento de crimes na Ilha. Dentre eles, está o adolescente, de 17 anos, que confessou ser o autor do ataque a tiros que culminou na morte de Jackson Dantas, e deixou outros dois irmãos deles feridos. 

A execução de Jackson teve ligação com a morte de Gael, já que a PM confirmou que o adolescente confessou ter matado Jackson para vingar a morte de Gael, pois, segundo a corporação, a família de Jackson tem grau de parentesco com um dos suspeitos de participar do ataque a tiros que resultou na morte do bebê Gael, no dia 17 de fevereiro. 
 
Chefe-executiva da SDS classifica a Força-Tarefa de Itamaracá com um dos principais desafios para a pasta no primeiro trimestre

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, a secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro, afirmou que a Força-Tarefa das forças de segurança que estão atuando para identificar e prender suspeitos de integrar facções criminosas que estão em guerra pela disputa do território do tráfico de drogas na Ilha de Itamaracá é um dos principais desafios da pasta para o primeiro trimestre de 2024. 
A secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro, falou sobre a força-tarefa na Ilha de Itamaracá  (Foto: Rafael Vieira/DP )
A secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro, falou sobre a força-tarefa na Ilha de Itamaracá (Foto: Rafael Vieira/DP )

“Não somente a questão de Itamaracá, mas os principais desafios da SDS é o enfrentamento às organizações criminosas, que não é uma coisa exclusiva de Pernambuco, mas o Estado está reagindo para evitar domínio, onde Pernambuco não é um estado dominado por organização criminosa, e combater esses pequenos focos de violência”, avaliou a secretária-executiva, durante entrevista coletiva à Imprensa durante reunião da pasta com a alta cúpula das forças de segurança para tratar de estratégias para as festividades de Semana Santa e São João, na manhã desta quinta (29), no Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR), no Centro do Recife. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL