Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval

Carnaval do Recife 2024: confira o abre e fecha dos serviços municipais

Por conta do carnaval, alguns serviços terão horários de funcionamento alterados

Publicado em: 07/02/2024 17:25

O prédio estará fechado entre os dias 9 e 14 de fevereiro (Foto: Irandi Souza/Prefeitura do Recife)
O prédio estará fechado entre os dias 9 e 14 de fevereiro (Foto: Irandi Souza/Prefeitura do Recife)

O carnaval do Recife inicia oficialmente nesta quinta-feira (8), no Polo do Marco Zero, e segue até a terça-feira (13). Neste período, alguns serviços prestados pela prefeitura da cidade passarão por algumas mudanças. O funcionamento de alguns pontos também é afetado pela Quarta-Feira de Cinzas (14).

Sede da Prefeitura do Recife
 
O prédio estará fechado entre os dias 9 e 14 de fevereiro, retornando as atividades e o atendimento ao público na quinta-feira (15).

Saúde 

Durante o carnaval, os Centros de Vacinação funcionarão em dias alternados. 

No sábado (10) e no domingo (11), nos shoppings Tacaruna, em Santo Amaro, e RioMar, no Pina, sendo das 9h às 19h no dia 10, e das 12h às 19h no dia 11. 

Na segunda-feira (12) e terça-feira (13), será a vez dos shoppings Recife, em Boa Viagem, e Boa Vista, na área central. O horário será das 12h às 19h no shopping Recife, enquanto que das 11h às 19h no Boa Vista. 

Na quarta-feira de Cinzas (14), todos os quatro CVs dos shoppings estarão abertos das 12h às 19h. Já o do Centro de Saúde Ermírio de Moraes, em Casa Forte, será das 8h às 18h.

Além disso, os pontos de testagem de covid-19 poderão ser feitos, sem necessidade de agendamento, na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan, na Iputinga (das 8h às 12h e de 13h às 17h), e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem (das 8h às 17h). 

As vacinas antirrábica e antitetânica serão aplicadas da sexta-feira (9) até a quarta-feira (14), das 7h às 17h, na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e das 7h às 19h na Policlínica Professor Arnaldo Marques, no Ibura.
A Ouvidoria do SUS vai funcionar da sexta-feira (9) até a Quarta-feira de Cinzas (14), das 7h às 19h. A ligação é gratuita no número 0800 281 1520.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão durante todo o período carnavalesco, para atendimento de emergências envolvendo animais que ofereçam risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio do telefone 3355-7712.

Também haverá plantão para denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, através do 0800 281 1520.

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães, em Afogados, e Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; e nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), assim como nos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama, em Afogados, e Helena Moura, na Tamarineira.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais e de imagem suspensos durante o carnaval e quarta-feira de cinzas, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de violência.

Cultura

Durante os dias de Carnaval, todos os espaços culturais mantidos pela Prefeitura do Recife estarão fechados, com exceção do Paço do Frevo, que funcionará até a sexta-feira (9), das 10h às 14h. 

Na data, em que se comemora o Dia do Frevo, o museu vai oferecer uma vasta programação gratuita à população, reverenciando um dos ritmos mais tradicionais da cultura pernambucana, com encontro de passistas "CruzoQuatorze: encontro de poéticas, estilos e gerações", show da Orquestra Malassombro e diversos artistas, como Almir Rouche, André Rio, Claudionor Germano, Ed Carlos, Flaira Ferro, Getúlio Cavalcanti, Henrique Albino, Isaar, Marron Brasileiro, Mônica Feijó, dentre outros. Os demais equipamentos retomam as atividades na próxima semana.

Turismo

Durante o período de Carnaval, o Olha! Recife terá edição especial momesca. De quarta (7) a sexta (9), os foliões poderão apreciar as belezas da capital pernambucana a partir das águas do Capibaribe. 

O tradicional passeio de catamarã vai proporcionar uma imersão no Carnaval recifense, com ápice na apreciação da escultura gigante do Galo da Madrugada, que está na Ponte Duarte Coelho. 

Não haverá roteiros no sábado, domingo e quarta. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer também não estará disponível em função da programação carnavalesca na cidade.

Trânsito

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na sexta-feira (9) até a quarta-feira (14). 

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (15), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

Mercados e feiras

Em função do Carnaval, as feiras e mercados públicos do Recife obedecerão ao seguinte esquema: dos dias 8 a 10, funcionarão 6h às 18h. Entre os dias 11 a 13, os horários são das 6h às 13h. Na Quarta de Cinzas (14), os equipamentos voltam a abrir as portas das 6h às 18h.

Mulher

Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife estarão fechados nesta sexta-feira (9) e volta na próxima quinta-feira (15).  As exceções são o Centro de Referência Clarice Lispector, localizada no bairro de Santo Amaro, que vai funcionar 24h durante os dias de Carnaval, em regime de plantão. 

Durante os festejos de Momo, o Serviço Especializado Regionalizado (SER) Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 700, no bairro de Areias, vai funcionar das 7h às 19h.  O serviço telefônico gratuito do local também estará disponível para orientação, via Whatsapp (81.99488-6138). Os demais serviços serão retomados na quinta-feira (15).

Assistência Social e Direitos Humanos

Funcionarão normalmente o Centro Popinho, das 8h às 18h, e o Abrigo Noturno Irmã Dulce, das 19 às 7h. O funcionamento também será normal nas casas de acolhimento institucional e na atuação das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. 

Da sexta-feira (9) até a quarta-feira (14), não funcionarão os atendimentos realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). Também não funcionarão o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves. 

Apenas no sábado (10), estarão fechados os restaurantes populares Josué de Castro, no bairro de São José, e Naíde Teodósio, em Santo Amaro. A partir do domingo (11), continuam com a oferta de refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

O Projeto Praia sem Barreiras também não acontece neste fim de semana de Carnaval, voltando normalmente nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro. O Praia Sem Barreiras acontece na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, próximo ao Posto 7, e consiste no banho de mar assistido às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida com o uso de cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis para garantir o acesso à faixa de areia e ao mar. Não precisa de agendamento prévio para ser atendido, basta comparecer ao local.

Compaz

A Rede Compaz e a Rede de Bibliotecas pela Paz fecham a partir do meio-dia de quinta-feira (8), e reabrem na quinta-feira pós Carnaval, no dia 15, às 7h.

Procon

Neste ano, o Procon Recife estará novamente atuando com estande na Central do Carnaval, na Rua do Observatório, no bairro do Recife, entre os dias 7 a 13 de fevereiro, funcionando das 16h às 21h. 

No local, equipes estarão de prontidão para prestar esclarecimentos e orientações aos consumidores e também realizando fiscalizações. Desta sexta (9) até a Quarta-Feira de Cinzas todas as unidades do Procon Recife (Rua do Imperador e na Rede Compaz) estarão fechadas.

Procuradoria

O Setor de Atendimento da Procuradoria da Fazenda Municipal (PFM), localizado  no Empresarial Riomar Trade Center, no bairro do Pina, não abre na próxima sexta-feira (9) e também nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, considerados pontos facultativos em virtude do Carnaval. O atendimento presencial na unidade volta a ser realizado na próxima quinta-feira (15), das 8h às 14h.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR), no bairro do Cordeiro, não funcionará desta sexta-feira (9) até a quarta-feira (14). Os atendimentos, consultas e exames retornam na próxima quinta-feira (15).

Esportes

As 27 unidades da Academia Recife estarão fechadas da tarde de quinta (8) até a quarta-feira (14). As atividades retornam à normalidade na quinta (15). O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) fica com serviços suspensos de quarta (7) a quarta (14) , voltando ao funcionamento normal na quinta (16).

Agências de emprego, salas de empreendedorismo e escolas profissionalizantes

Em razão do Carnaval, as Agências de Emprego, Escolas Profissionalizantes e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público nesta sexta-feira (9). 

Na quinta-feira (15), todos os serviços funcionam normalmente, entre 8h e 16h. Os cursos de qualificação profissional também retornam, conforme horário das turmas.

Meio ambiente

Os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife não estarão funcionando no período de carnaval. O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, fecha as suas portas a partir desta quinta-feira (8), já o Jardim Botânico do Recife(JBR), na Zona Oeste, suspende suas atividades a partir da sexta-feira (9). 

Ambos retomam o seu funcionamento na próxima quinta-feira (15) para visitação e programações gratuitas nos espaços.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL