Diario de Pernambuco
Busca

CARNAVAL 2024

Carnaval de Pernambuco: Pluralidade em folia

Além dos pontos de Carnaval mais conhecidos de Pernambuco, as ruas de Recife e os quatro cantos da cidade de Olinda que trazem shows e blocos, arrastando multidões, o estado também oferece mais opções de folia

Publicado em: 03/02/2024 17:16 | Atualizado em: 03/02/2024 17:20

 (Foto: Joelma Silva)
Foto: Joelma Silva

 

 Além dos pontos de Carnaval mais conhecidos de Pernambuco, as ruas de Recife e os quatro cantos da cidade de Olinda que trazem shows e blocos, arrastando multidões, o estado também oferece mais opções de folia, como nas cidades de Bezerros, no Agreste pernambucano, com troças de papangus, em Triunfo, no Sertão do Pajeú, com Caretas nas ruas e em Catende, na Mata Sul de Pernambuco, com o bloco A Mulher da Sombrinha, sendo bons destinos a serem escolhidos na época carnavalesca. 

 

Nas festas de Carnaval fora do Grande Recife, a cultural popular está presente entre as atrações, como o frevo, blocos líricos, por exemplo, e também shows. Em Bezerros, a “Terra do Papangu”, como é conhecida, festejo, anualmente, conta com 500 mil foliões, sendo injetados mais de R$ 20 milhões no período carnavalesco, na cidade, segundo dados da Prefeitura de Bezerros. Neste ano, a comemoração inicia no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 14. O Carnaval do município será feito por mais de 500 atrações artísticas e culturais e mais de 50 blocos e troças. Entre algumas atrações presentes estarão as culturais dos grupos Folc Popular e Papanguarte, orquestras de frevo, os cantores Lenine e Maestro Spok, Elba Ramalho, Geraldinho Lins, Almir Rouche, Nena Queiroga. 

 

A cidade de Catende começar a brincar com o bloco A Mulher da Sombrinha, a maior prévia carnavalesca do interior do estado. Na festa deste ano, o bloco sairá nas ruas, do dia 1 a 4 de fevereiro. O bloco surgiu em 1983, inspirado na lenda da cidade, sendo retratada a história de uma mulher de vestido branco e com uma sombrinha que tentava levar os homens para o cemitério, após os seduzir. O bloco tem seu percurso iniciado na porta do Cemitério Sagrada Família, a meia-noite. 

 

Há mais de cem anos, os Caretas representam o Carnaval de Triunfo, com máscara, vestimentas coloridas, um enorme chapéu e mais dois itens, a tabuleta, que é um chocalho junto a uma tábua e o relho, um chicote, que produz forte barulho, montando a fantasia para desfilar durante todo o Carnaval. A festividade de Triunfo se destaca pela tradição e manifestação cultural. A festa deste ano, acontece entre o dia 9 a 14 de fevereiro. As apresentações serão por conta do desfile das Caretas, dos blocos e shows, entre eles do Grupo Revelação e do cantor Alcymar Monteiro. Para mais detalhes sobre as programações do carnavais, acesse as redes sociais da prefeitura de cada cidade. 


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL