Diario de Pernambuco
Busca

CARNAVAL

Carnaval 2024: veja horário de blocos famosos em Olinda e no Recife

Nos próximos dias, blocos tradicionais arrastarão foliões pelas ruas das cidades

Publicado em: 10/02/2024 05:52 | Atualizado em: 10/02/2024 05:50

 (Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
)
Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
O carnaval começou e, com ele, diversos blocos arrastam foliões pelas ruas do Recife e de Olinda. Para os amantes da folia, aqui está a programação dos principais:

Sábado (10/02)

Galo da Madrugada - sai às 9h, do Forte das Cinco Pontas

O maior clube de máscaras do mundo sai no sábado de Zé Pereira às 9h, com concentração no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, região central do Recife. A primeira vez que o bloco saiu, há 46 anos, pouco mais de 70 pessoas o acompanharam pelas ruas do Centro do Recife antes de a cidade acordar, por volta das 5h. 

Eu Acho É Pouco - sai às 9h, do Sede do Eu Acho é Pouco
 
 (Foto: Alice Mafra)
Foto: Alice Mafra
 

O Eu Acho é Pouco é um dos mais famosos do carnaval de Olinda. As ladeiras se pintam nas cores vermelha e amarela quando o bloco desfila no sábado de Zé Pereira e na terça-feira gorda. O bloco é existe desde 1977 e tem um dragão como mascote. Os foliões seguem dragão pelas ruas cantando o inconfundível trecho da música de Alceu Valença: “Eu acho é Pouco... É bom demais!”.

Ceroula - sai às 12h, do Colégio São Bento de Olinda

A Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda desfila pelas ruas da cidade desde 1962, se consagrando como uma das mais tradicionais de Olinda. 

Menino da Tarde - sai às 16h, do Largo do Guadalupe

Homem da Meia Noite - sai às 23h59, da sede do Homem da Meia Noite
 
 (Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda)
Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
 

Patrimônio vivo de Pernambuco desde 2006, o Homem da Meia-Noite já é um senhor de 92 anos. Mesmo assim, o bloco nascido em 1932 desfila com cada vez mais energia. Saindo sempre à meia-noite do sábado para o domingo, o bloco atrai uma multidão para o Sítio Histórico de Olinda.

Domingo (11/02)

Cariri Olindense - sai às 5h, da Sede Cariri Olindense

Às 10h do domingo de carnaval, o Alto da Sé de Olinda recebe uma legião de super-heróis. São foliões de todas as idades fantasiados dos personagens mais queridos - e às vezes mais temidos - da ficção. A agremiação existe há 29 anos e já vê a segunda geração do seu público se mascarar ao mesmo tempo em que começa a criar tradições. 

Sambadeiras - sai às 10h, da Ladeira da Misericórdia
 
Enquanto Isso da Sala de Justiça - sai às 10h, do Alto da Sé 
 
 (Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda)
Foto: Arquimedes Santos / Prefeitura de Olinda
 
 
Às 10h do domingo de carnaval, o Alto da Sé de Olinda recebe uma legião de super-heróis. São foliões de todas as idades fantasiados dos personagens mais queridos - e às vezes mais temidos -  da ficção. A agremiação existe há 29 anos e já vê a segunda geração do seu público se mascarar ao mesmo tempo em que começa a criar tradições. 

Elefante de Olinda - sai às 19h, do Largo do Bonsucesso

O Elefante começou com rapazes que desfilaram segurando um objeto despretensioso. No caso dessa troça, um ímã de geladeira em formato de elefante. O bloco se apresenta no Largo do Bonsucesso e toma o Sítio Histórico de Olinda.

Segunda-feira (12/02)

Pitombeira dos Quatro Cantos - sai às 10h, da sede da Pitombeira dos Quatro Cantos

A origem da Pitombeira remonta ao carnaval de 1947, quando alguns foliões desfilaram pelas ladeiras segurando galhos de pitomba. Hoje, a orquestra do bloco é um dos seus maiores atrativos. Considerada uma das melhores atrações do carnaval por muitos foliões, leva a multidão à loucura quando toca o tradicional hino da troça, composto por Alex Caldas há 74 anos.

Bloco da Saudade - sai às 16h, da Praça Maciel Pinheiro

O Bloco da Saudade foi fundado por um grupo de amantes dos carnavais da primeira metade do século 20 em 1973, e batizado em referência à marcha Valores do Passado, do compositor Edgar Moraes, que citava blocos extintos e idealizava aquele que os reviveria, tomando as ruas do Recife. 

Terça-feira (13/02)

Pitombeira dos Quatro Cantos - sai às 10h, do Largo do Amparo

Sambadeiras - sai às 10h, da Ladeira da Misericórdia

Bloco da Saudade - sai às 16h, da Praça Maciel Pinheiro

Ceroula - sai às 12h, do Colégio São Bento de Olinda

Eu Acho É Pouco - sai em horário não informado

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL