Diario de Pernambuco
Busca

CARNAVAL 2024

35º Encontro dos Bonecos Gigantes vai homenagear Silvio Botelho, Ernani Lopes, Menino da Tarde e O Elefante

Evento se consolidou como uma tradição anual na terça de carnaval em Olinda

Publicado em: 01/02/2024 13:46

Silvio Botelho, homenageado no 35º Encontro dos Bonecos Gigantes de Olinda (Foto: Divulgação)
Silvio Botelho, homenageado no 35º Encontro dos Bonecos Gigantes de Olinda (Foto: Divulgação)
O tradicional Encontro dos Bonecos Gigantes de Olinda, que, em 2024, acontece pela 35ª vez, homenageará o artista plástico Silvio Botelho, criador da tradição, o Menino da Tarde, primeiro boneco feito por ele, Ernani Lopes, responsável por encomendá-lo, e O Elefante, troça carnavalesca de Olinda.

Realizado pela primeira vez em 1987, o Encontro dos Bonecos Gigantes nasceu da ideia de dedicar a terça-feira gorda para celebrar e se despedir do carnaval com a presença imponente desses personagens icônicos. 

Ao longo dos anos, o evento, que começou como uma iniciativa para angariar fundos nas ruas, se consolidou como uma tradição anual, reunindo tanto os bonecos mais antigos quanto os mais recentes. 

Neste ano, é celebrado o aniversário de 50 anos do primeiro boneco feito por Silvio Botelho, o Menino da Tarde, criado para ser o “filho” do Homem da Meia Noite e da Mulher do Dia e renovado para comemorar seu meio século de vida. À época, a alegoria foi encomendada por Ernani Lopes, presidente do bloco Menino da Tarde e também homenageado no desfile deste ano. 

Além deles, o 35º Encontro dos Bonecos Gigantes de Olinda também prestará homenagem à troça carnavalesca O Elefante, oficialmente estabelecido no carnaval de 1952, dois anos após um grupo de jovens decidir pegar um elefante feito de biscuit que enfeitava uma geladeira e sair pelas ruas de Olinda com o adorno, cruzando o caminho da tradicional Pitombeira dos Quatro Cantos logo em seguida.

A concentração do evento, em 2024, acontecerá no Largo do Guadalupe, em Olinda. A partir das 9h30, os foliões poderão conferir apresentações de Geraldinho Lins e Gilka Brechó, além da entrega de homenagens no palco. Por fim, às 11h30, será iniciada a saída do desfile, que passará pelos seguintes locais:

Largo do Guadalupe
Rua Nossa Senhora de Guadalupe
Largo do Amparo
Rua do Amparo
Quatro Cantos
Rua Prudente de Morais (trecho)
Rua Bernardo Vieira de Melo
Rua de São Bento
Em frente a Prefeitura
Rua Quinze de Novembro

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL