Diario de Pernambuco
Busca

REFORÇO NA SEGURANÇA

Secretaria de Defesa Social promete reforçar policamento nas prévias do Recife e de Olinda

Ação foi anunciada poucos dias de pois de confusão e "tentativa de arrastão" registradas em Olinda, no primeiro fim de semana de festa

Publicado em: 12/01/2024 17:03 | Atualizado em: 12/01/2024 17:09

De acordo com a SDS, o reforço compreende em quase 10 mil agentes mobilizados para este período, envolvendo lançamentos de policiais militares, civis, científicos e bombeiros.  (Foto: Divulgação/SDS)
De acordo com a SDS, o reforço compreende em quase 10 mil agentes mobilizados para este período, envolvendo lançamentos de policiais militares, civis, científicos e bombeiros. (Foto: Divulgação/SDS)

O Governo do Estado prometeu reforçar o contingente de forças de seguranças nas prévias carnavalescas do Recife e  de Olinda. 

A Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou, nesta sexta (12), um plano operacional que pretende ampliar as ações nos principais focos de folia.  

A divulgação do plano foi feita poucos dias após confusões e "tentativa de arrastão" registradas durante as prévias de Olinda, no Grande Recife, no domingo (7). 

De acordo com a SDS, o reforço compreende em quase 10 mil agentes mobilizados para este período, envolvendo lançamentos de policiais militares, civis, científicos e bombeiros. 
 
Além disso, vistorias serão feitas  nos principais locais de desfiles de blocos e agremiações.

Operação
 
Segundo a SDS, durante o período de prévias, a Polícia Militar mobilizará 7.372 PMs para reforçar o policiamento.

A Polícia Civil terá 1.250 agentes, que atuarão nas delegacias móveis que estarão localizadas em pontos de fácil acesso.
 
Além disso, eles vão reforçar o contingente nas Delegacias do Varadouro, em Olinda, Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e Várzea, na Zona Oeste da capital. 
 
O Corpo de Bombeiros (CBMPE) terá o reforço de 926 homens e mulheres. 
 
O reforço também contará com 22 viaturas, que ficarão localizadas em pontos estratégicos em vários focos de folia. 
 
A Polícia Científica também contará com reforço de profissionais de plantão 24 horas no Instituto de Medicina Legal (IML) e no Instituto de Criminalística (IC).  
 
No entanto, a SDS não informou o quantitativo de lançamentos de peritos que atuarão neste período. 

“Os agentes de segurança são lançados semanalmente através do policiamento a pé, montado, motorizado, inclusive com apoio de helicópteros do GTA e de drones. Vale destacar que os efetivos empregados durante todo esse período não comprometem o policiamento rotineiro realizado pelas polícias”, disse a SDS em nota. 
 
Vistorias

Segundo a SDS, os blocos e agremiações pernambucanos têm até 31 de janeiro para solicitar policiamento para os eventos carnavalescos do ano de 2024. 

Os pedidos das atividades de segurança pública nos locais onde serão realizados os festejos de Momo devem ser feitos através do preenchimento de um formulário on-line, disponibilizado no site da SDS,  https://eventos.sds.pe.gov.br. 

Ao ser realizada, a solicitação emitirá automaticamente um processo on-line comunicando às operativas da SDS para adoção das providências necessárias.

Já as solicitações de vistorias de trios elétricos, palcos e demais estruturas de apoio devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, pelo site www.bombeiros.pe.gov.br.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL