Diario de Pernambuco
Busca

Enem

Enem: resultado será divulgado nesta terça (16); Pernambuco tem mais de 15 mil vagas em instituições

Os estudantes podem utilizar a nota para ingressar em universidades públicas e privadas, além de concorrer a bolsas de ensino

Publicado em: 15/01/2024 16:28 | Atualizado em: 15/01/2024 16:40

A universidade com mais vagas no estado é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (Foto: Divulgação)
A universidade com mais vagas no estado é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (Foto: Divulgação)

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgadas nesta terça-feira (16). O resultado é referente às provas aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Em Pernambuco, os estudantes podem utilizar as notas para concorrer às 15.011 vagas disponíveis em universidades e instituições federais.

O processo seletivo é feito através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um programa do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza vagas em cursos de instituições do ensino superior público. Pernambuco possui seis instituições federais e uma estadual que participam do Sisu 2024.

Os estudantes podem se inscrever gratuitamente no Sisu 2024 entre os dias 22 e 25 de janeiro através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário que o aluno tenha tirado uma nota acima de zero na redação e tenha concluído o Ensino Médio.
 
O processo seletivo será feito em uma única etapa e as vagas oferecidas são para cursos que começam as aulas nos primeiro e segundo semestres de 2024.
 
A universidade com mais vagas no estado é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 7.012 oportunidades. Logo atrás vem a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.620, e a Universidade de Pernambuco, que oferecerá 1.800. 

Confira o número de vagas disponíveis em cada instituição de Pernambuco:

  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 7.012 vagas
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - 3.620 vagas
  • Universidade de Pernambuco (UPE) - 1.800 vagas 
  • Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) - 1.189 vagas 
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE) - 969 vagas
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia De Pernambuco (IFPE) - 581 vagas
  • Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) - 560 vagas

O resultado do Sisu 2024 está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro e os estudantes selecionados podem realizar as matrículas nas universidades entre os dias 1º e 7 de fevereiro. Aqueles que desejam ficar na lista de espera podem se manifestar entre os dias 30 de janeiro até o dia 7 de fevereiro.

Neste ano, a seleção irá seguir  as%u202Falterações%u202Festabelecidas na nova%u202FLei de Cotas e todos os candidatos inscritos na modalidade desta Lei serão classificados conforme o seu desempenho no%u202FEnem e o seu perfil socioeconômico, preenchido na inscrição no Sisu, primeiramente%u202Fna modalidade de ampla concorrência.%u202F

Saiba como utilizar a nota do Enem

Boa parte dos estudantes que realizam o Enem tem como meta ingressar em uma universidade. Atualmente a prova é a principal porta de entrada para realização de um curso superior. 

A nota do Enem pode ser utilizada para conseguir uma bolsa em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições do programa estarão disponíveis entre os dias 22 e 25 de fevereiro e a primeira chamada para os alunos aprovados está prevista para a primeira semana de março e a etapa de matrícula nas universidades deve começar na segunda quinzena de março.

O candidato ainda pode utilizar o Enem para adquirir crédito através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um programa do Governo Federal que concede empréstimos para alunos de baixa renda que pretendem ingressar em uma universidade privada. O edital com mais informações sobre as vagas de 2024 não foi publicado.

O estudante que visa estudar no exterior também pode contar com a nota do Enem para alcançar este objetivo. Atualmente, 51 instituições de ensino em Portugal utilizam o exame como porta de entrada, entre elas a Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve, Universidade de Lisboa, Universidade Lusiada, entre outras. Cada instituição define as regras e os pesos para uso das notas. Confira aqui a lista das instituições.

Tags: enem | resultado | pernambuco | vagas |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL